Queijinhos de ovos


Vocês sabem que eu não sou nada guloso, e muito menos irónico... Mas adoro doces, adoro aprender, dar, receber; adoro partilhar. Sou feliz e grato por se cruzarem no meu percurso pessoas bonitas (sim sim, aquela beleza interior que só as pessoas que dão gargalhadas e sorriem sem esforço possuem), com coisas para ensinar. E como nunca me canso de aprender, Há algum tempo ofereceram-me um livro que fala de reis e de pescadores, dos costumes, ingredientes, receitas estórias e histórias de Cascais. E, adivinhem só, qual foi a receita que mais me saltou à vista!?

Esta receita foi retirada, na íntegra, do livro Receitas de Reis e Pescadores, de Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto, com fotografias de Teresa Aires, às quais envio um beijinho enorme, com esperança de reencontrar em breve. Mas vamos ao que importa para vocês, a receita:

INGREDIENTES
130 gramas de açúcar
5 gemas de ovos biológicos
40 gramas de amêndoa moída
70 ml de água
Açúcar em pó par apolvilhar

PREPARAÇÃO
Coloque a água e o açúcar numa caçarola. Deixe ferver até atingir o ponto de pérola (108º). 
À parte, misture as gemas com a amêndoa moída.
Adicione, em fio e sem parar de mexer, a calda de açúcar à mistura das gemas.
Volte a colocar tudo na caçarola e leve novamente ao lume, sem parar de mexer, até descolar do tacho. É como se estivesse a fazer brigadeiros.
Retire para um prato ou taça e deixe arrefecer completamente.
Quando a massa estiver fria, divida-a em 12 porções.
Forme bolinhas, moldando-as com as mãos, e passe-as por açúcar em pó. Achate cada bolinha, de forma a que se pareça a um queijinho.






4 comentários

Deixe aqui o seu comentário