Pão de trigo com espelta | sem amassar


Fazer pão não é, de todo, tão complicado como o pintam! 😊 
Ok ok, algumas receitas até podem dar trabalho, mas há outras que são precisamente o contrário! Isso sim, se não quisermos ter demasiado trabalho, temos que dispor de outra coisa que vale ainda mais: o tempo!
Este pão, que não precisa de ser amassado, bastando mexer com uma colher durante menos de um minuto, precisa de tempo... e de amor!
Garanto-lhe, não vai querer outra coisa! E é apenas uma questão de organização: antes de ir dormir, mistura os ingredientes; de manhã coze; fácil, não é? 
Depois de dominar a receita, pode começar a adicionar os seus ingredientes preferidos, como frutos secos, sementes... mas vá, comecemos por esta, que funciona na perfeição!

INGREDIENTES
600 gramas de farinha de trigo tipo 65
150 gramas de farinha de espelta integral
600 ml de água
15 gramas de fermento fresco de padeiro / ou 5 gramas se for do seco
12 gramas de sal fino

PREPARAÇÃO
Coloque as farinhas num recipiente. Faça um furo com o dedo e coloque o sal. Polvilhe com o fermento esmigalhado, no caso de utilizar do fresco. 
Forme uma cavidade no centro e adicione a água, deixando cerca de 50 ml que adicionaremos se a massa assim nos pedir.
Misture, com uma colher, até que não se encontrem partes de farinha sem dissolver. Se a massa estiver demasiado dura e custar a mexer, adicione a água restante; pretende-se uma massa bem hidratada, que faça lembrar a de um bolo.
Tape o recipiente com película aderente e, depois, com um pano. Deixe repousar, em local não demasiado quente, durante cerca de 8 horas.
Ligue o forno nos 250º e coloque lá dentro uma panela, preferentemente de ferro, como esta.
Entretanto, e se m sujar as mãos, com a ajuda de uma espátula, polvilhe a massa no recipiente com farinha, tentando moldar uma bola, mas sem demasiado critério.
Assim que o forno atingir a temperatura programada, retire rápida e cuidadosamente a panela do forno. Polvilhe o fundo com farinha e despeje no interior a massa. Coloque a tampa e leve novamente ao forno.
Deixe cozer por 40 minutos. Depois, retire a tampa, reduza a temperatura do forno para os 220º e deixe cozer por mais 15 a 20 minutos, ou até que fique bem dourado e crocante.

DICAS

  • A quantidade de água é relativa, pois cada farinha tem a sua capacidade de absorção. Caso opte por utilizar apenas farinha de trigo, a quantidade de água deverá ser ligeiramente inferior, pois as farinhas integrais têm maior capacidade de absorção. 
  • Se não tiver uma panela de ferro, não desespere! Utilize uma panela normal, desde que esta tenha tampa e não tenha pegas ou asas fabricados com elementos que não suportem a temperatura do forno.
  • A utilização da panela, com tampa, faz com que seja criada uma atmosfera mais húmida, que ajuda à criação de uma côdea mais crocante.


13 comentários

  1. Olá Rui! Em vez da panela acha que se pode usar pirex?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natasha, o ferro conserva melhor a temperatura/humidade, mas não há nada como experimentar ;) Isso sim, não se esqueça de tapar o recipiente.

      Eliminar
    2. Olá Natasha e olá Rui,
      Costumo fazer uma receita parecida e faço com o que tenho… 'Pirex com tampa' e, acho que resulta, pois não tenciono comprar outra coisa.
      Bjns,
      Teresa C.

      Eliminar
  2. As fotografias, as receitas... oh pá tudo tão bom!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. É mesmo delicioso, Fátima!! Não hesite em experimentar ;)

      Eliminar
  4. Vou fazer.
    Costumo usar um tacho de barro!

    ResponderEliminar
  5. Vou fazer hoje para comer amanhã
    Estou muito curiosa.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário