Pão de ló cremoso | e os melhores ovos


Hoje damos as boas-vindas à primavera, e esperamos, ansiosos, pela Páscoa! Pois... não, eu não me estou a contradizer, continuo a não dar importância a este tipo de celebrações, mas a verdade é que posso sempre recorrer à Páscoa como desculpa para fazer mais uns bolinhos; não sei se me faço entender 🤣
E bolinhos bons é com ovos biológicos! Que luxo, ter galinhas em casa  (quer dizer, no galinheiro... que eu gosto de pouco barulho ao acordar)! 
Quem não tem galinhas, não desesperem! O Continente pensa em tudo! E lançou uns ovos biológicos que são uma maravilha! Até a cor da gema fala por eles! A consistência, o sabor... ai, que pão de ló tão cremosinho que eu vos trago hoje:

INGREDIENTES
8 gemas de ovos biológicos
2 ovos inteiros
125 gramas de açúcar
60 gramas de farinha sem fermento

PREPARAÇÃO
Ligue o forno nos 200º.
Forre uma forma com 20 cm de diâmetro com uma folha de papel almaço. Reserve.
Coloque os ovos inteiros, as gemas e o açúcar na taça da batedeira.
Bata, na velocidade máxima, durante 10 a 15 minutos, até obter um creme fofo, volumoso e esbranquiçado. Um truque para saber se está batido o suficiente, é levantas as varas da batedeira; se, o fio da gemada que cair, se mantiver na superfície durante alguns segundos, está pronto! Ou seja, deverá conseguir escrever com a gemada.
Coloque um coador ou peneira sobre a taça e adicione a farinha.
Envolva, cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula de silicone, indo bem até ao fundo da taça, para evitar que fique farinha depositada.
Verta na forma e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos.
Retire o bolo para cima de uma grelha e deixe arrefecer, dentro da forma, durante cerca de 5 minutos. Deixe, então, arrefecer completamente fora da forma, para evitar que o papel da base acumule humidade.

DICAS
Pode utilizar papel cavalinho A3 (aqueles blocos maiores que os pequenos utilizam em Educação Visual). Em alternativa, pode utilizar-se papel vegetal, mas sempre como última opção, pois é muito mais delicado.
O tempo de cozedura variam consoante o nosso gosto pessoal. Se gostar do pão de ló menos cremoso, dê mais alguns minutos no forno.





Sem comentários

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário