Não sou fã do natal.
Não sou fã do natal nem sou fã de outras festas deste tipo, religiosas ou não. Acho que natal é partilhar mais de nós, amar e deixarmos que nos amem todos os dias; Contudo, e porque costumo receber presentes  nesta época, e parece mal não dar nada (além da minha amizade, sorrisos e partilhas) em troca, decidi preparar umas bolachinhas para oferecer a algumas pessoas. E irei aproveitar algumas também para decorar a árvore de natal (mentira, não costumo fazer árvore de natal, mas é o que certamente faria se tivesse uma visão "normal" sobre todo este comércio e, desculpem-me a honestidade, hipocrisia).
Mas como tenho a certeza que vocês são todos umas pessoas adoráveis, partilho convosco a receita das bolachinhas!

Ah! Se não tiverem os carimbos não desesperem, podem utilizar outros cortadores e proceder como com as bolachinhas habituais, com a massa estendida ;) Digam lá se não sou amigo!?

INGREDIENTES
130 gramas de manteiga amolecida
150 gramas de açúcar em pó
1 ovo médio
1 laranja (raspa da casca)
350 gramas de farinha tipo 55
1 colher de chá de fermento para bolos
Chocolate q.b para decorar

PREPARAÇÃO
Bata a manteiga amolecida (se estiver muito fria, pode colocá-la durante breves segundos no microondas) com o açúcar e a raspa da casca de laranja até obter um creme fofo.
Adicione o ovo e bata mais um pouco.
Adicione a farinha peneirada juntamente com o fermento e envolva com uma espátula.
Transfira a massa para a bancada da cozinha e amasse com as mãos até obter uma massa homogénea e lisa.
Envolva a massa em película aderente e leve ao frio durante cerca de meia hora.
Divida a massa em porções com 30 gramas e forme bolinhas tipo de golfe.
Disponha as bolas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e espalme-as ligeiramente com a mão ou com um rolo.
Pulverize ou unte os carimbos para bolachas com óleo vegetal e coloque em cima de cada bolacha, fazendo pressão. Descole o carimbo com cuidado e, com a ajuda de um cortador redondo com o diâmetro da bolacha, recorte os excessos de massa. Repita o processo para as bolachas restantes.
Leve as bolachas, já no tabuleiro, ao frigorífico durante cerca de meia hora. Entretanto, ligue o forno nos 160º.
Leve as bolachas ao forno durante cerca de  12 a 15 minutos. 
Depois de cozidas, transfira as bolachas para uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer por completo.
Decore algumas das bolachas com um pouco de chocolate derretido  ou salpique com frutos secos.

DICAS
Se quiser utilizar estas bolachinhas para decorar a árvore de natal, antes de colocar no forno, e ajudando-se de uma palha das bebidas, faça um pequeno furo a cerca de 1 cm do limite da bolacha.
Depois de frias, guarde as bolachinhas em frascos ou numa lata com fecho hermético.




1 comentário

  1. eu n sou uma pessoa maravilhosa, nem puco mais ou menos - bem pelo contrário ahahaah!! - e se calhar por isso adoro o Natal. Não na sua forma religiosa, que eu sou uma grande pagãzinha e ainda para mais bruxa, nem na sua vertente consumista que sou uma pobretanas sem nunca ter um tostão furado que isto de se escolher ser escritora nos dias que correm é para viver na penúria, nem sequer do ponto de vista da partilha e solidariedade. O Natal para mim é algo puramente hedonistico - eu sou uma hedonista assumida - é lar, aconchego, sossego e calor, é a celebração da luz com aqueles (e são tão poucos) que ainda me dizem alguma coisa, é o egoísmo justificável de me fechar em casa rodeada de luzinhas e velinhas e lareiras e decorações coloridas, e filmes de fantasia, e magia, muita magia. Não celebro o Natal, celebro o Yule, mas essas bolachinhas fariam da minha festa algo ainda mais especial, de certeza.

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page