São leves, crocantes e tão viciantes! Nunca visitei Liège, mas tenho a certeza que com estas gaufres consigo imaginar o cheirinho que se sente naquela cidade.

INGREDIENTES | Receita da MJ
250 gramas de farinha de trigo tipo 55
100 ml de leite morno
35 g de açúcar mascavado
1 ovo médio
10 g de fermento fresco de padeiro ou 3 gramas de fermento biológico seco
150 g de manteiga a temperatura ambiente
115 g de sucre perlé*
1/2 colher de café de sal fino

PREPARAÇÃO
Dissolva o fermento no leite morno. Reserve.
Na taça da batedeira com o acessório misture (tipo gancho ou espiral nas batedeiras de mão), coloque a farinha, o açúcar mascavado, o sal e o ovo.
Adicione o leite e amasse até integrar.
Adicione a manteiga e volte a amassar até esta estar completamente incorporada na massa. Tape com película aderente e deixe levedar até duplicar o volume inicial, o que deverá tardar entre uma a duas horas.
Assim que a massa tiver levedado, misture  com a ajuda de uma colher de pau para retirar o gás. Adicione o sucre perlé e misture bem. 
Forme pequenas porções de massa, em função do tamanho da sua máquina. No meu caso, deu 12 porções. Tenha em atenção que os gaufres expandem ao cozinhar, pelo que não devem ocupar todo o molde. Deixe repousar mais meia hora.
Ligue a máquina para gaufres  na temperatura média e cozinhe cada porção durante cerca de 4 minutos, até que fique dourada e os pedaços de açúcar visíveis do exterior caramelizem. Retire com cuidado para não se queimar e deixe arrefecer um pouco antes de servir. À medida que arrefecem, as gaufres ficam ainda mais crocantes, pois o açúcar volta a cristalizar.
Sirva as gaufres assim simples, ou cobertas de fruta fresca e polvilhadas com um pouco de açúcar em pó. No caso de ser muito guloso, não hesite em regá-las com uma deliciosa ganache ou creme de chocolate.

DICAS
  • O sucre perlé não são as pérolas de açúcar que se utilizam para decorar os bolos, mas sim pedaços de açúcar cristalizado, tipo umas pequenas pedras e pode encontrá-lo em lojas da especialidade. Costumo pedir a amigos que vivem em França que me enviem alguns "pacotinhos" ;)
  • Para acelerar o processo de fermentação, ligue o forno nos 50º com um copo de água lá dentro. Desligue e coloque o recipiente com a massa, bem tapado com um pano.






2 comentários

  1. Ficaram lindos!!!!
    Adoro gaufres. Será que dá para utilizar açúcar "normal" em vez desse que utilizaste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima, só agora percebi que a minha resposta não tinha sido publicada :(

      O açúcar "normal" não funciona nesta receita, porque pretende-se que os "torrões" do sucre perla caramelizem ligeiramente e proporcionem umas trincas crocantes ;)

      Contudo, andei a averiguar, e esta receita parece funcionar: http://lacuinaderosa.blogspot.pt/2010/02/azucar-perlado.html

      Beijinho e boa semana!

      Eliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page