Não sei se já vos disse o quanto gosto de castanhas; assadas, cozidas, fritas, estufadas, em puré, ou mesmo cruas! E é para mim um martírio ter que esperar todo o ano para desfrutar delas. Eu sei que as há congeladas e são igualmente boas, mas frescas são bem mais versáteis. 
E por falar em castanhas, elas foram as protagonistas do workshop que desenvolvi para o projeto Monção nas Mãos, que procura reavivar costumes culturais e gastronómicos, envolvendo novas gerações e metodologias. Conto-vos, desde já, que foi um dia bem animado, no qual os participantes prepararam o seu próprio almoço, composto por sopa, prato principal, sobremesa e dois tipos de pão. Ficaram curiosos? Vejam o registo fotográfico AQUI.

Mas, e voltando à receita, trata-se de um creme suave e reconfortante, com os melhores ingredientes do outono: a abóbora e a castanha.


INGREDIENTES:
· 300 gramas aprox. de castanhas
· 1 abóbora pequena
· 2 talos de alho francês
· 200 ml de natas
· Azeite q.b
· Pimenta q.b
· 1 raminho de Valverde da Praia

PREPARAÇÃO

1. Cobrir o fundo de uma panela com azeite.
2. Adicionar o alho francês cortado em pedaços, a abóbora sem casca nem pevides cortada em pedaços e as castanhas.
3. Levar ao fogo, a refogar, durante cerca de 5 minutos.
4. Cobrir com cerca de 1,5 litros de água. Temperar com sal e deixar cozinhar durante cerca de meia hora.
5. Triturar com a varinha mágica, adicionar as natas e levar novamente ao lume.
6. Temperar com um pouco de pimenta e servir com pedaços de bacon grelhado e um raminho de valverde da praia (ou sal, no seu defeito).

DICAS
Se, como eu, pretender reduzir a utilização de sal, pode recorrer a plantas substitutas deste condimento. Na Riafresh pode encontrar algumas variedades deliciosas que transportam o mar até às nossas papilas. Nesta receita, por exemplo, utilizei valverde da praia.






Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page