Eu sei, eu sei que vos ando a massacrar com a história dos votos para os Blogs do Ano  mas, uma vez que fui nomeado, irei fazer os possíveis para trazer o galardão, e sei que posso contar convosco!

Mas, falando de outras coisas, no outro dia decidi preparar umas broas de mistura; juntei um pouco das farinhas que tinha no momento: trigo, milho e centeio, um pouco de água, sal e fermento; o resultado foi excelente! Ficou um pão algo denso graças à farinha de milho, mas super delicioso, ideal para acompanhar a refeição ou (e aqui confesso sem vergonhas) um chouriço assado ao lanche!
Vamos à receita:

INGREDIENTES
200 gramas de farinha de trigo tipo 65
150 gramas de farinha de centeio integral
300 gramas de farinha de milho (de preferência amarela)
30 gramas de fermento fresco de padeiro
15 gramas de sal
500 ml de água morna aprox.

PREPARAÇÃO
Faça um pré-fermento misturando, num recipiente, a farinha de trigo com o fermento esmigalhado e metade da água. Tape com um pano ou película aderente e deixe levedar durante cerca de duas horas num local cálido, ou até que aumente de volume e comece a formar borbulhas.
Adicione, então,  a farinha de milho, a farinha de centeio, o sal e a água restante.
Amasse, com as mãos, durante cerca de 10 minutos. Deverá obter uma massa ligeiramente pegajosa.
Unte um recipiente grande com um pouco de óleo, deposite nele a massa, tape e deixe levedar até duplicar o volume.
Quando a massa tiver duplicado o volume, divida-a em duas porções, forme uma bola com cada metade e dê-lhe a forma que mais gostar, redonda ou alongada.
Forre dois cestos com um pano de linho. Polvilhe com farinha e deposite as broas, com a costura para cima. Tape com um pano e deixe levedar durante mais uma hora aproximadamente. 
Entretanto, pré-aqueça o forno nos 220º.
Volte as broas para cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal, faça alguns cortes com uma faca bem afiada e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
O pão estará cozido quando, ao bater com a mão na base, emita um som a oco.
Deixe arrefecer em cima de uma rede antes de cortar.




Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page