Ensinaram-me, desde pequeno, que o que a vida nos dá de bom devemos conservar, e partilhar. É o que costumo fazer com os melhores frutos que a terra me dá, e com o outono já a fazer-se sentir, não resisti a transformar e guardar os últimos tomates da temporada.
Sim, em doce! Que estranho, que eu não sou nada de doces, dizem vocês ironicamente ;) Este doce é ideal para acompanhar as torradas ao pequeno almoço ou ao lanche, mas é também uma maravilha para servir com uma tábua de queijos. E, imaginem só, é o par perfeito do molho de soja quando este acompanha uma tempura de vegetais, queijos ou camarão. Não experimentaram? Então eu deixo a receita da tempura em breve e depois confirmam!
Mas continuemos com a receita:

INGREDIENTES
2 kg de tomates biológicos bem maduros
Açúcar  - Entre 1 a 1,5 kg
1 pau de canela
1 limão

PREPARAÇÃO
Coloque uma panela com água ao lume. Entretanto, e ajudando-se de uma faca bem afiada, faça um corte em cruz na pele de cada tomate.
Assim que a água ferver, coloque os tomates, deixe levantar fervura novamente e retire para um recipiente grande com água gelada. É agora que a magia acontece, os tomates descascam-se sozinhos.
Corte os tomates em metades ou em quartos e esprema para extrair parte do sumo. Corte em pedaços grandes.
Pese o tomate já escorrido e coloque numa panela.
Adicione igual quantidade de açúcar, ou seja, se obtiver 1 kg de tomate já sem pele e ligeiramente escorrido, deverá adicionar 1 kg de açúcar.

Ui, quase me esquecia de vos contar, aos que não me seguem ainda no Facebook ou no Instagram, que ontem dei um santinho à minha querida Lisboa. Pois, às vezes também gosto de sair do meu Minho sossegado e de ver gente gira, simpática, saber o que de bom (e mau) se anda a fazer no mundo da restauração e, imaginem, fui parar a uma festa! Ok, ok, fui de propósito à festa! E não é que saí de lá com uma nomeação? Isso mesmo, o Faz e Come está nomeado para os Blogs do Ano na categoria de Culinária, ao pé de alguns monstros da blogosfera, daqueles que sigo há anos e que são uma referência! Pois, parece que os apanhei no "elevador" e estamos, neste momento, no mesmo andar ;)
Portanto, e como até acho que mereço ganhar, aproveito para vos pedir o vosso voto, podem fazê-lo todos os dias; sim, cada 24 horas podem votar novamente e podem fazê-lo através da imagem abaixo.
Pronto, já voltamos à receita: 
Adicione a parte amarela da casca do limão e o pau de canela.
Leve a fogo médio. Vá mexendo de vez e m quando. O doce irá demorar cerca de uma hora e meia e duas horas até apurar.
O truque que utilizo para saber se o doce já está, é passar uma colher de sopa e, se o doce ficar ligeiramente agarrado à parte de trás da colher, está pronto! Tenha em conta que este doce espessa bastante quando frio, pelo que não deve esperar que engrosse demasiado, caso contrário irá cristalizar.
Retire a casca do limão e o pau de canela e distribua por frascos previamente esterilizados, feche e armazene num local fresco e seco.

DICAS
  1. Para este doce, prefiro variedades de tomate mais "carnudas", como o coração de boi.
  2. Para esterilizar os frascos, coloque-os juntamente com as tampas numa panela grande. Cubra com água e leve ao fogo. Deixe ferver durante alguns minutos. Retire-os da panela com a ajuda de uma pinça (evite o contacto com as mãos, pois poderíamos contaminação-los e deitar todo o trabalho a perder, ou então utilize luvas).
  3. Encha com o doce/conserva deixando apenas cerca de 1/2 cm do bordo, tape de imediato e deixe arrefecer completamente com a tampa voltada para baixo.


















2 comentários

  1. Posso dizer-te uma coisa, eu não acredito que ganhemos isto... nem eu nem tu. Mas se eu tiver de perder para alguém, que seja para ti, sem dúvida nenhuma Rui.
    Gostei de te conhecer pessoalmente e desejo-te boa sorte do fundo do coração :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Susana! Não me vou fazer de modesto, é claro que gostava de ganhar! Quando te vi, comentei à minha colega "se a Su está para Lifestyle tudo bem, agora se está para culinária, já fui!", mas quando vi o painel... Ok! Sabes o que importa? Estarmos lá, no mesmo nível, entre tantos!
      Beijinhos!! Espero ver-te na gala, certamente elegantérrima :*

      Eliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page