Não é novidade para ninguém a minha paixão pelo pão. E pão resume-se a água, farinha e sal! Depois vêm as fermentações e, sobre isso, falaremos muito brevemente, mas hoje trago-vos uma receita tão simples, barata e rápida de preparar que tenho a certeza irão experimentar!
Não precisam sequer de ligar o forno ;)


INGREDIENTES para 8 pães médios
300 gramas de farinha de trigo SEM fermento
165 gramas de água
1 colher de chá de sal

PREPARAÇÃO
Coloque a farinha em cima da bancada de cozinha.
Forme uma cavidade no centro e adicione o sal e a água. Com a mão no centro da cavidade já com a água, comece a misturar e a arrastar a farinha para o centro. Com a outra mão, e ajudando-se de uma espátula plana (tipo aquelas dos estucadores...), empurre a farinha. Se forem um bocadinho desastrosos (como um que eu conheço...), irá dar-vos imenso jeito a espátula, caso a "poça" se comece a desmoronar e corram o risco de inundar o chão da cozinha!.
Assim que a farinha e a água estiverem bem envolvidas, trabalhe a massa, com as mãos, durante uns dois minutos.
Divida a massa em 8 porções e forme bolas.
Ajudando-se do rolo da massa, estique até obter uns círculos (não precisam de ser perfeitos...) com cerca de 15 cm, ou o mais finos que conseguirem. Podem ir polvilhando  com farinha para evitar que se agarre ao rolo e à bancada.
Assim que tiver todos os pães tendidos, aqueça uma frigideira antiaderente ou em ferro e coloque os pães, um ou dois de cada vez, sendo que toda a superfície deve estar em contacto com a base da frigideira. Deixe dourar e dê a volta. Este é o momento mágico em que os nossos pães se assemelham a balões de ar quente.
Retire os pães já feitos para um cesto com um pano de cozinha limpo, e repita o processo até ter todos os pãezinhos bem dourados, crocantes e inchados.
Pode, assim que retirar os pães da frigideira, pincelar com um pouco de azeite virgem extra e polvilhar com flor de sal.
Estes pães são excelentes para acompanhar petiscos, mas ficam também deliciosos recheados. Atenção, não se trata de um pão fofo, mas sim crocante que faz lembrar as crackers.

Estes pães são ótimos para petiscar ao final da tarde, acompanhados de uma boa cerveja e chouriço. Na foto, chouriço de perú Quinta dos Fumeiros

4 comentários

  1. Tu não páras... cruzes credo! Ainda ontem estavas aqui! Sim, eu sei que as publicações são programadas :-)
    Estes são para fazer com toda a certeza... A M E I
    Beijo enorme, querido
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe esta foi mesmo escrita ontem depois do regresso...

      Beijoca grande! :*

      Eliminar
  2. ai Rui, que maravilha, estes já estão marcados para replicar, cá em casa os flatbreads nunca saem muito bem, nem sei pq!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão fáceis de fazer, Ruth!

      Um beijinho ;)

      Eliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page