1.22.2017

Pão semi integral sem côdea


O pão é dos alimentos que melhor representam uma cultura. Grande, pequeno, redondo, alongado, achatado ou enformado, com sementes, frutos secos, ou simples.
Bastam dois ingredientes para fazer pão: água e farinha. Se adicionarmos fermento e condimentos, obteremos pães mais ou menos ricos e fofos.
Esta sugestão que hoje vos trago é ideal para cortar em fatias, congelar e utilizar consoante a necessidade, excelente para fazer sanduíches ou canapés.



INGREDIENTES
360 gramas de farinha tipo 65
215 gramas de farinha de espelta integral
30 gramas de fermento de padeiro fresco
10 gramas de sal
430 gramas de água

PREPARAÇÃO na yammi
Coloque na panela ou copo a água e o fermento desfeito e programe 3 minutos a 37º na velocidade 3.
Adicione as farinhas e o sal e programe 2 minutos na Função Amassar.
Verta a massa para um recipiente previamente untado com um pouco de óleo. Envolva com película aderente e deixe repousar até duplicar o volume, num local cálido.
Entretanto, coloque na panela ou copo, 1 litro de água e programe 50 minutos na Função Vapor.
Unte uma forma para bolo inglês com um pouco de óleo ou spray antiaderente. Misture ligeiramente a massa com a ajuda de uma colher de pau e verta-a para a forma. Tape com um pouco de papel vegetal.
Coloque a forma na bandeja de vapor, com a tampa e coloque-a sobre a panela ou copo.
Quando terminar o tempo, abra cuidadosamente a tampa para evitar queimaduras com o vapor, desenforme o pão sobre uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer antes de cortar.

MÉTODO TRADICIONAL
Misture as farinhas num recipiente. Faça uma cavidade no centro e adicione a água morna e o fermento. Misture ligeiramente com a ajuda de uma colher de pau.
Adicione o sal e continue a misturar, até obter uma massa homogénea e peganhenta.
Verta a massa para outro recipiente previamente untado com um pouco de óleo. Envolva com película aderente ou com um pano e deixe repousar até duplicar o volume, num local cálido.
Entretanto, coloque Uma panela ao lume com cerca de 1, 5 litro de água. Coloque sobre o fundo, mas sem que toque na água, uma grade, tipo os suportes que vêm com os microondas para a função grill, ou um recipiente e, em cima, a grelha.
Unte uma forma para bolo inglês com um pouco de óleo ou spray antiaderente. Misture ligeiramente a massa com a ajuda de uma colher de pau e verta-a para a forma. Tape com papel alumínio, deixando espaço para que o pão cresça em altura.
Coloque a forma sobre a grelha, coloque a tampa e cozinhe por cerca de 45 minutos, assegurando-se que a panela tem sempre água. Adicione um pouco mais, caso seja necessário.
Abra cuidadosamente a tampa para evitar queimaduras com o vapor, desenforme o pão sobre uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer antes de cortar.

DICAS
Pode substituir a farinha de espelta por igual quantidade de farinha de trigo integral ou centeio.
Experimente adicional alguns frutos secos ou sementes.
Depois de frio, corte o pão em fatias e coloque-as dentro de um recipiente ou em sacos com fecho hermético no congelador. Aguentam várias semanas, com as características do primeiro dia.



SHARE:

2 comentários

  1. Eu sou muito mais dada a pães maçudos e consistentes mas este pão é perfeito para os meus filhotes!

    ResponderEliminar
  2. Olá Su! Eu sou como tu (ate rimou ;) ) Gosto do pão bem massudo e o mais escuro possível mas este, que até se faz rapidamente, é ideal para as sanduíches e aguenta bastante tempo assim húmido...
    Um beijinho

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.