12.05.2016

Soufflé de salmão e espargos


Este ano o Natal chegou mais cedo à minha cozinha; não é segredo que a minha paixão pelas tradicionais Cocottes, aquelas panelas em ferro fundido com revestimento esmaltado nas cores da moda. Além de proporcionarem uma cozinha mais saudável e um cozimento lento dos alimentos, estas "panelas" podem também is ao forno, com ou sem tampa, o que as torna ideais para a confecção de assados, pão e até mesmo de bolos!


Mas, além das cocottes em ferro e de uma vasta gama de utensílios de cozinha, as marca francesa de referência na cozinha mundial tem também estas belezas, falo-vos das mini cocottes em cerâmica; são tão elegantes e excelentes para fazer pequenos bolos, pudins, ou soufflés. À diferença das que são fabricadas em ferro, estas não podem ser expostas a uma fonte de calor direta, como o fogão a gás ou vitrocerâmicas e indução, mas são perfeitas para confeções no forno, e a principal vantagem é que podemos servir nelas os alimentos, diretamente do forno para a mesa.
Faziam parte da minha lista de auto-presentes, mas parece que o Pai Natal da Lecuine.pt se adiantou e, como devem imaginar, não resisti a estreá-las!
Se quiserem umas iguais, podem sempre namorá-las na Lecuine.pt, os portes são grátis em compras de valor igual ou superior a 40€ e estarão na vossa casa num período aproximado de 24/48 horas.
Mas passemos à receita, que podem alterar substituindo o salmão e os espargos por outros ingredientes que vos tenham sobrado de outras refeições.

INGREDIENTES
250 ml de leite
25 gramas de farinha sem fermento
25 gramas de manteiga mais alguma para untar
2 ovos grandes separados
150 gramas de salmão cozido (assado ou grelhado)
75 gramas de espargos verdes
1 colher de sopa de queijo ralado
Sal e pimenta q.b
Pão ralado q.b

PREPARAÇÃO
Escalde os espargos em água fervente com um pouco de sal, durante 2 minutos. Retire e deixe arrefecer. Reserve.
Aqueça um tacho com a manteiga e, quando esta estiver derretida, adicione a farinha e misture bem até obter uma pasta. Deixe cozinhar por 2 minutos aproximadamente.
Adicione, aos poucos, o leite sem parar de mexer  até ferver e obter um creme suave (béchamel). Retire do lume, adicione as gemas e misture bem para evitar que cozam.
Adicione o salmão lascado, os espargos previamente cortados em pedaços com cerca de 2 cm e tempere com sal e pimenta.
Leve novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar.
Entretanto, ligue o forno nos 180º.
Unte com manteiga uma forma para soufflé ou 4 ramequins ou mini cocottes se preferir fazer os soufflés individuais e polvilhe com pão ralado.
À parte, bata as claras em castelos e adicione-as ao preparado anterior, envolvendo-as com movimentos suaves.
Verta o preparado na forma ou ramequins. Polvilhe com o queijo ralado e leve imediatamente ao forno, diante cerca de 30 a 35 minutos ou 20 minutos caso opte pelos soufflés individuais.
Retire do forno e sirva de imediato, pois em poucos minutos o soufflé baixará e perderá a textura fofa que lhe é tão característica.




Mini cocottes Le Creste disponíveis na Lecuine.pt


SalvarSalvarSalvarSalvar
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.