12.12.2016

Bundt cake de cerveja preta e chocolate


Estas semanas têm sido muito completas; de trabalho, de dores de cabeça, de organização, viagens, compras, muitas compras! Mas, sobretudo de satisfação, por ver que o Senhor Brioche esta a ganhar forma e abrirá as suas portas muito em breve. É cansativo, mas vai valer todo o trabalho.
Entretanto e, como bem sabem, não consigo passar sem fazer um ou outro bolo para a família e amigos. Este, que queria fazer há já algum tempo, foi finalmente para o forno, e ficou ainda mais bonito por ser feito numa das formas mais elegantes da Nordic Ware, a Kugelhopf.
Relembro-vos que estas formas, apesar do elevado custo, são de uma elevada qualidade que acaba por recompensar cada cêntimo. Podem encomendá-las através da Lecuine.pt e, por norma, são entregues gratuitamente 24 a 48 horas após a realização da encomenda, sempre que esta tenha um valor igual ou superior a 40 euros. São o presente ideal para aquele amigo que gosta de passar horas na cozinha, mas também o são para nós! Eu acho que vou escolher mais um modelo ;)
Passemos à receita;


INGREDIENTES
250 ml de cerveja preta
250 gramas de manteiga com sal
80 gramas de cacau
400 gramas de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de extracto de baunilha
140 ml de leite gordo
1 colher de sopa de vinagre
250 gramas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó

Para a cobertura
75 ml de natas para bater
50 gramas de chocolate negro

PREPARAÇÃO
Preaqueça o forno nos 170º. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha, ou então pulverize com óleo em spray.
Coloque a cerveja juntamente com a manteiga num tacho. Leve ao lume e, assim que a manteiga estiver derretida, adicione o cacau e o açúcar. Misture até ficar homogéneo e retire do fogo.
À parte, aqueça ligeiramente o leite até este ficar morno. Adicione o vinagre e deixe repousar por 5 minutos.
Bata ligeiramente os ovos com a ajuda de umas varas. Adicione o leite e misture bem. Adicione esta mistura ao preparado de cerveja, manteiga, cacau e açúcar.
Misture tudo.
Adicione a farinha, previamente peneira juntamente com o fermento e o bicarbonato e envolva com umas varas, até obter uma massa quase líquida e homogénea.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe arrefecer durante cerca de 5 minutos em cima de uma rede dentro da forma.
Desenforme e espere que arrefeça completamente em cima da rede.
Para a cobertura, parta o chocolate em pedaços para um recipiente. Adicione as natas e leve ao microondas até derreter. Misture com umas varas até obter uma cobertura lisa e brilhante.
Cubra o bolo e faça-se a ele ;)




SHARE:

2 comentários

  1. Olá Rui,
    O Bolo ficou fantástico, e já que pareces entendido no assunto consegues explicar-me a diferença entre uma forma normal e uma de bundt cake? Qual o benefício ou beneficios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ;)
      Muito obrigado!! Pelo pouquinho que tenho aprendido, os bundtcakes foram registados pela tão prestigiada marca americana, se bem que a sua origem seja europeia... Podes, claro, fazer este bolo noutra forma, o êxito é seguro. Há formas de kugelhopf e outras de outras marcas que também são muito boas. Noemadamente as portuguesas d'A Metalúrgica...
      A vantagem de utilizar estas formas é, além de ficarem com um formato super elegante, graças ao revestimento antiaderente das formas e à pintura metalizada das mesmas, o bolos cozem uniformemente, porque o calor é refletido na forma, sendo melhor distribuído, e não se agarram. É, clar, necessário untar a forma na mesma...
      Espero ter ajudado ;)

      Eliminar

© Faz & Come. All rights reserved.