11.08.2016

Laranja confitada


É inevitável não começar a pensar no Natal e nos doces que costumo fazer por essa altura.
Sonhos, coscorões, tronco de natal, pastéis de gila, pandoro e bolo rei são apenas alguns dos responsáveis pelos quilos acumulados na semana que vai do natal ao ano novo...
Quem fala de bolo rei fala, obviamente, de uma massa fofa e saborosa, aromatizada com aquele vinho do Porto que o meu primo traz directamente do Douro, de produção caseira e um sabor inconfundível. Já os frutos secos, à exceção das passas, são também oferecidos por vizinhos ou, no caso das nozes, colhidos no pomar cá de casa. Quantos aos cristalizados, confesso que não somos muito fãs cá em casa, pelo que se evita a sua utilização, à excepção dos citrinos. Todos adoramos as cascas da laranja e tangerina cristalizadas e estas sim, são confitadas cá em casa com alguma frequência, pois adoro banhar algumas em chocolate e desfrutar delas em dias como hoje, frios, em que inauguramos a temporada da lareira.

INGREDIENTES
3 laranjas médias de casca não muito fina
400 gramas de açúcar
1 litro de água

PREPARAÇÃO
Lave bem as laranjas em água corrente.
Ajudando-se de uma faca bem afiada ou de uma mandolina, corte as laranjas em rodelas com cerca de 3 mm de espessura. Coloque-as num tacho, cubra com água e leve ao lume até começar a ferver.
Retire do lume, escorra a água e repita este processo por mais duas vezes.
Depois da terceira fervura, escorra a água na sua totalidade. Adicione 1 litro de água e o açúcar e leve novamente ao lume, durante cerca de 1 hora e 1/4, ou até ficar praticamente sem líquido. Se, a meio da cozedura, observar que começa a agarrar no fundo, agite o tacho evitando mexer com a colher de pau para não desfazer as rodelas de laranja.
Ajude-se de uma pinça para retirar as rodelas de laranja no tacho e coloque-as a secar sobre uma grelha antiaderente ou sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal.

DICAS
Pode conservar a laranja confitada no líquido resultante, ou deixar secar completamente, utilizando um desidratador de alimentos.
Experimente passar algumas das rodelas por chocolate negro derretido, os seus sentidos irão agradecer!
Caso pretenda, pode ainda passar as rodelas de laranja confitada por açúcar branco, deixar secar e guardar em frascos de vidro ou no congelador.





SHARE:

4 comentários

  1. huuum que maravilha! Já experimentei fazer mas não dei o banhinho de chocolate! Que chatice lá terei que repetir! ahahahah. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Dani, utilizei as laranjas cá de casa. Evite as de casca demasiado grossa. Experimente a mesma receita com tangerinas ;)

      Eliminar

© Faz & Come. All rights reserved.