11.10.2016

Hokkaido Leopardo


O Hokkaido é um dos meus brioches preferidos. Faz referência à ilha japonesa de Hokkaido e é, tradicionalmente, preparado com o leite da mesma região, daí o nome.
Com ou sem leite japonês, este pão de leite é dos mais fofos que conheço, e o seu miolo praticamente branco, tão leve que parece uma nuvem, característica que lhe é conferida pela utilização de um préfermento: o Tangzhong, que consiste na elaboração de um creme de farinha e leite ou água.
Mas que tem o hokkaido a ver com o pão leopardo, pensam vocês... Tudo! Tem a ver que, passando por um dos meus blogs preferidos, o Coco e Baunilha da querida Patrícia, o leopardo saltou-me à vista mas, como gosto tanto da massa do hokkaido, fiz a minha versão:  um pão leopardo com massa japonesa.
Eu sei que o da Patrícia está mesmo perfeito, com as manchas tão marcadas que chegam a parecer um verdadeiro leopardo, mas fiquei tão satisfeito com este resultado, que só não o repeti pelo medo de não lhe resistir.


INGREDIENTES
Para o Tangzhong: 
25 gramas de farinha de força
120 gramas de água

Massa final:
140 gramas de Tangzhong
380 gramas de farinha de força
60 gramas de açúcar
25 gramas de fermento fresco de padeiro
1 ovo
30 gramas de leite gordo morno
50 gramas de natas para bater
25 gramas de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sobremesa de cacau
1 gema de ovo e 1 colher de sopa de leite para pincelar

PREPARAÇÃO
Para o Tangzhong, coloque 25 gramas de farinha e a água num tacho pequeno antiaderente. Leve ao lume, sem parar de mexer, até engrossar. Retire e reserve até amornar.
Na taça da batedeira, coloque todo o tangzhong, a farinha, o açúcar, o sal, o ovo, o leite morno, as natas e a manteiga. Utilizando o gancho, ou o acessório para massas, amasse ligeiramente. Adicione o fermento e amasse, a velocidade média, durante cerca de 10 minutos, ou até obter uma massa elástica que se descole das paredes do recipiente.
Divida a massa em duas partes iguais.
Coloque uma das partes num recipiente untado com um pouco de óleo, tape com película e deixe a levedar.
Divida a outra parte da massa, a sua vez, em duas partes iguais. Adicione a uma dessas massas 1 colher de sobremesa de cacau e volte a amassar, até este estar integrado. À massa restante, adicione duas colheres de sobremesa de cacau e amasse também. Coloque cada massa em seu recipiente untado, tape com película e deixe repousar durante cerca de uma a duas horas, ou até que duplique o volume inicial.
Divida cada massa em 6 porções: Obterá no total 18 porções de massa: 6 brancas, 6 beijes e 6 castanhas.
Forme 6 rolinhos com a massa beige. Por sua vez, forme também rolos com a massa castanha, e espalme-os. Coloque cada rolinho de massa beije em cima de cada retângulo de massa castanha e enrole, de forma a que a massa beige fique ligeiramente escondida dentro da castanha.
Faça o mesmo processo com a massa branca: forme 6 rolinhos e estenda-os. Coloque os rolinhos obtidos anteriormente em cima de cada rectângulo de massa branca e enrole.
Coloque os rolos de massa numa forma para bolo inglês com cerca de 20 cm de comprimento, previamente untada com manteiga ou forrada com papel vegetal.
Tape a forma e deixe levedar num local cálido até que a massa chegue ao bordo da forma.
Entretanto, preaqueça o forno nos 180º e pincele o pão com a gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de leite.
Leve ao forno durante cerca de 35 minutos, até ficar bem dourado e, ao bater com a mão na base do pão, este pareça oco.
Deixe arrefecer completamente em cima de uma rede antes de cortar.

DICAS
Se quiserem um padrão mais marcado, dividam a massa em mais porções.
Se a vossa massa ficar clara, adicione um pouco mais de cacau misturado num pouco de leite morno.




SHARE:

7 comentários

  1. Que lindinho! Parecem umas patinhas :-)
    Beijo beijo
    c

    ResponderEliminar
  2. Que pão brioche mais lindo Rui! É impossível ficar indiferente a tanta beleza e olha que se o da Patrícia já era lindo o teu não fica nada atrás. Acho que nunca me vou atrever a fazer um pão destes, pois deve ser frustrante caso não consiga atingir o resultado pretendido no padrão. Quanto à textura... só uma nozinha de manteiguinha da boa me permitiria dizer se estaria no ponto. Um dia, quando visitar o Sr. Brioche, irei encomendar um desses. :)
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Célio, sabes que sou mesmo fã de brioches o Sr. Brioche virá colmatar o desejo de partilhar isto tudo com todos, num espaço físico. Serás muito benvindo ;)

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Já tinha adorado ver estas maravilhas no blogue da Patricia e fiquei também apaixonada por esta tua versão. Além de lindo, deve ser super delicioso e tenho de experimentar essa maravilha um dia destes.
    Beijinho Rui,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo que experimentar, Lia ;)

      Um beijinho grande!

      Eliminar
  4. Rui, ficou maravilhoso, extramente fofo e muito lindo com essas cores suaves ♥
    Nunca poderia ter ficado mais definido com essa massa, é normal pois ela é mesmo fofa. O meu ficou mais compacto, é mais pão de leite.
    Muito obrigada pela referência ♥
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.