Cá em casa não é preciso um motivo especial para fazer um bolo, mas às vezes há uma série de circunstâncias que parecem trabalhar juntas para que eu volte a ligar o forno. Uma prima que vem passar uns dias em família, uma amiga que vem lanchar e ainda uma mesa repleta de gente que colabora nas vindimas cá de casa. Ah, esquecia-me das não menos importantes peras que começam a cair sozinhas e imploram ser utilizadas numa nova receita!
Este bolo, cujo aroma causado pelo mel acabou por seduzir quem entrava na cozinha, deixando-os completamente rendidos, sabe a bolo de especiarias, sem ter levado sequer canela ou noz moscada, é intenso, saboroso e chega até a ser refrescante quando trincamos um pedaço de pera.


INGREDIENTES
150 gramas de açúcar amarelo
60 gramas de manteiga amolecida
4 ovos
2 colheres de sopa de mel dourado
215 gramas de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato
100 gramas de sultanas
2 colheres de sopa de vinho do Porto
300 gramas de pera sem casca e caroços
Açúcar em pó q.b para polvilhar

PREPARAÇÃO
Preaqueça o forno nos 180º.
Coloque num recipiente as sultanas e o vinho do Porto; reserve.
Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter uma pasta. Sem parar de bater, adicione o mel e os ovos, um de cada vez. Bata até obter um creme.
Adicione a farinha, previamente peneirada com o bicarbonato de sódio e misture com a ajuda de uma colher de pau, mas sem bater demasiado. Adicione as sultanas e envolva-as na massa.
Pulverize ou unte uma forma para bundt cake ou unte com manteiga e polvilhe com farinha.
Verta metade da massa na forma. Distribua por cima metade das peras, previamente cortadas em pedaços com cerca de 1 cm. Alise e verta a massa restante.
Cubra com as restantes peras e bata ligeiramente a forma contra a bancada, em cima de um pano.
Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.
Quando estiver cozido, retire o bolo do forno e deixe repousar durante 10 minutos em cima de uma rede, mas ainda dentro da forma. Passado este tempo, desenforme e espere que arrefeça completamente em cima da rede.
Antes de servir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó, isto irá conferir um toque mais requintado ao bolo ;)









Posso já adiantar-vos que uma das próximas receitas incluirá um dos meus frutos de outono preferidos. É rica em fibras e em vitamina C. Para ficarem a saber mais sobre a rainha do outono, carreguem na imagem abaixo,  ela está lá em destaque nos Frescos Continente, como qualquer bela rainha ;)

6 comentários

  1. Olá Rui,

    Este bolo é um encanto! Além da forma que, na minha opinião, é das mais lindas, essa fruta envolvida na massa dá-lhe uma alma incrível. Lindo e intenso, portanto! :)
    Parabéns também pelas imagens fantásticas. ;)
    Continuação de excelente trabalho!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Esta forma é uma maravilha, tens razão!!
      E o bolo fica maravilhoso com aquele travo a mel ;)

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Olá Rui!
    Também não preciso de motivo nenhum em especial para ligar o forno e fazer um bolo, mas às vezes o universo parece dar uma ajudinha, sem dúvida :)
    Quando colocaste as fotos dos principais intervenientes da receita no face, antecipei desde logo que seria uma receita deliciosa, e agora olhando para as tuas fotos maravilhosas, para esse bolo, todas as expectativas foram largamente superadas. Que delicia, que perdição amigo
    Beijinhos enormes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Marta, muito obrigado pelo teu carinho. Um beijinho grande!

      Eliminar
  3. fiz este bolinho e publiquei no meu blog a referenciar para o seu: http://dentesedoces.blogspot.pt/2016/12/bundt-cake-de-peras-sultanas-e-mel.html

    Muito obrigada pela receita, o bolo ficou lindo e delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa, já passei oir lá e vi que ficou lindo lindo ;)

      Muito obrigado pela partilha. Um abraço!

      Eliminar

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page