9.13.2016

A terra das vacas felizes e o melhor leite de pastagem |primeira parte|


Muitos de vocês devem ter  ouvido e até mesmo cantarolado "uma vaca feliz, outra vaca feliz; é uma ilha de vacas felizes..."; esta é a música da campanha Leite de Pastagem da marca Terra Nostra. Mas o que é mesmo uma vaca feliz, perguntam vocês.
Na semana passada tive a oportunidade de voar a São Miguel para ficar a saber um pouco mais sobre o que Terra Nostra está a fazer tão bem!

Prima da Alice ;)

Depois de bem almoçar, de conhecer alguns dos miradouros e lagoas mais icónicos de S. Miguel, de ter jantado lindamente (sim sim, come-se bem que se farta nos Açores! E a comida com aquele toque apurado, que sabe à comida da vossa mãe...  :) ), eis que nos fazemos ao caminho para conhecer as tão bem afamadas Vacas Felizes. Tive o privilégio de visitar a fábrica da Bel, onde o leite é separado e embalado para posteriormente chegar até nós.
Confesso que fiquei fascinado com todo o processo até que o leite chega ao supermercado e vou tentar fazer um resumo de tudo o que aprendi.
Os produtores que quiserem fazer parte do programa "Leite de Pastagem" devem cumprir uma série de requisitos, que assentam nas condições em que os animais são criados e alimentados, que é o fator diferenciador deste leite, uma vez que as vacas são alimentadas essencialmente com erva fresca; É elaborado um protocolo e há um acompanhamento contínuo  por parte de técnicos e veterinários. Além disso os produtores que encaminham o leite das suas vacas para a Terra Nostra recebem ainda um incentivo associado ao valor pago por litro/leite. A maior parte das vacas são encaminhadas para ordenhas locais ou, caso se trate de terrenos mais afastados, um camião faz a recolha no campo duas vezes por dia, de manhã e ao final do dia respetivamente. Cada animal é avaliado e cuidado individualmente através de um sistema informático.
Na fábrica, o leite é separado tendo em conta a quantidade de gordura e devidamente filtrado e acondicionado, cumprindo as regras de higiene mais exigentes. Trata-se de uma fábrica com cerca de 300 trabalhadores e é aqui que se produz, além do leite de pastagem Terra Nostra, a manteiga e o queijo flamengo da mesma marca. Com um formato e imagem  inovadores e elegantes, este leite é comercializado com duas referências: meio gordo e magro, os dois com o mesmo preço.

O programa Leite de Pastagem é sobre fazer o bem para os animais, para os produtores, para a economia, para o ecossistema da ilha e para todos os que deles dependem.
Trata-se de um programa que visa obter o melhor leite, dando excelentes condições quer aos animais, quer aos agricultores. E o melhor leite precisa de práticas agrícolas sustentáveis e de elevados critérios de qualidade. O melhor leite vem da pastagem de vacas felizes, que vivem ao ar livre e comem erva fresca o ano inteiro.
Estas boas práticas foram premiadas com um “GOOD DAIRY COMMENDATION Award” atribuído pela CIWF. 
Terra Nostra representa a terra das vacas felizes, a terra do Puro Leite de Pastagem.


Este é um programa de cooperação entre Terra Nostra e os seus produtores de leite açorianos, auditado pela entidade certificadora externa SGS e que assenta em 5 pilares:



A PASTAGEM

As vacas alimentam-se, maioritariamente, de pastagem 365 dias por ano e têm uma alimentação natural à base de erva.
A pastagem é uma fonte viva de nutrientes, é um método de alimentação natural e sustentável.
E isso nota-se no leite. A pastagem é a garantia de um leite puro, saudável e saboroso.


BEM-ESTAR ANIMAL

As vacas do programa são seguidas por veterinários dedicados e exigentes.
Comem o que devem, erva fresca e vivem como devem, ao ar livre e em comunidade, sem stress, junto de outras vacas. Não vivem em estábulos, nem são alimentadas à base de rações como na maioria das explorações com regimes intensivos.
Pude também observar extensas produções de milho, que é posteriormente utilizado para fazer selagem.


QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

São realizadas várias análises para que os mais rigorosos critérios de qualidade e rastreabilidade entre a ordenha, o armazenamento e o transporte do leite sejam garantidos.
O leite das vacas felizes é recolhido diariamente e arrefecido com tempos curtos, para garantir a frescura e manter as suas propriedades nutricionais.
Entre a recolha de leite e a entrega ao consumidor são realizados mais de 25 testes de qualidade.


PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

São salvaguardados os belos recursos naturais dos Açores para as próximas gerações, através de boas práticas ambientais e de um consumo de energia com práticas mais eficientes.
E assim, é também criado valor para os Açores.


EFICIÊNCIA

Ao saber de gerações, contribui-se para que as explorações leiteiras sejam mais eficientes e sustentáveis.
O programa oferece suporte técnico e incentiva o uso de sistemas informáticos ajustados à gestão de cada exploração.


Circuito do queijo flamengo Terra Nostra em barra



Aula = concentração máxima!

O que estariam  a pensar as vacas dos turistas...

 Não hesitem em consultar mais informação AQUI

Nos próximos dias contar-vos-ei onde comi, por onde passeei e quem eram estes simpáticos da foto de grupo ;)



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.