Agosto é o mês de algumas das minhas frutas preferidas (de cultivo biológico cá em casa, ou nos pomares vizinhos); Há pêssegos, frutos vermelhos, melancia e melão, as uvas começam a pintar e as ameixas não param de produzir mas se falamos em fruta podemos também falar em frutos: pimentos, pepino, curgetes e, como não, tomate! E são tantas as variedades de tomate que chegam até mim através das Flores da Aldeia, uns pequenos, outros maiores, vermelhos, laranja, amarelos ou até mesmo roxos, imaginem só!

E como os dias de bom tempo continuam, esta sugestão que vos trago é excelente para um jantar no terraço, mas serve também para levar na marmita para a praia.
Quase me esqueço! Em Agosto a querida Marta do Intrusa na Cozinha desafiou-nos a criar receitas com tomates; e cá vai uma, Marta!

INGREDIENTES
500 gramas de tomate arco-íris ou cherry
35 gramas de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar
80 gramas de queijo ralado (usei Limiano)
Folhas de manjericão q.b
400 gramas de farinha tipo 65
20 gramas de fermento fresco de padeiro
25 ml de azeite
Sal q.b

PREPARAÇÃO
Coloque a farinha num recipiente. Abra uma cavidade no centro e adicione o fermento, uma colher de sopa de açúcar e o azeite. Misture um pouco.
Adicione 225 ml de água morna e uma colher de chá de sal e amasse até formar uma bola. Transfira a massa para um recipiente untado com um pouco de óleo, tape com um pano e deixe levedar até dobrar o volume inicial. Entretanto, prepare o recheio;
Aqueça uma frigideira com a manteiga. Adicione os tamarinhos cortados ao meio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Adicione o açúcar restante, mexa e deixe cozinhar até ganhar uma cor caramelizada e espessar o "molho". Adicione algumas folhas de manjericão e retire do lume.
Entretanto, preaqueça o forno nos 200º.
Assim que a massa tiver levedado, divida-a em 7 porções.
Espalhe cada porção até obter um círculo com cerca de 15 cms.
Divida os tomatinhos, colocando-os no centro de cada círculo.
Distribua metade do queijo ralado por cima dos tomatinhos e feche cada círculo, juntando os bordos com os dedos, apertando um pouco.
Disponha as bolinhas recheadas numa tarteira ou numa frigideira que possa ir ao forno.
Pincele com a calda dos tomates caramelizados, polvilhe com o queijo ralado restante e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
Sirva ainda quente ou frio.














2 comentários

  1. Amigão Rui, esta receita é uma verdadeira tentação.... como sabes sou viciada em pão! Não lhe consigo resisto... :)
    E esta meu querido está com aspeto de tirar o fôlego. que perdição, e depois com a mais valia de ter os apaixonantes, coloridos e deliciosos tomatinhos! O queijo é como que a cereja no topo do bolo!
    Perfeita!
    Muito obrigado pela tua receita :) Amei
    Beijocas enormes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão bons e daquelas coisas que só temos mesmo agora (dos bons, claro...) Cá em casa no verão nunca falta uma boa salada de tomate, mas também os congelamos para ir utilizando ao longo do ano.

      Um beijinho!

      Eliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page