7.30.2016

Pães de Deus


Este é daqueles pães doces que nunca faltaram cá em casa quando era mais pequeno.
Em dias de feira não costumava pedir roupa nem brinquedos, e a  minha mãe já o sabia, ela sabia que quando chegasse a casa com um pão de Deus, às vezes ainda morno, o meu sorriso era garantido. Ainda me lembro daquele sabor, bem mais doce do que o da versão que vos trago aqui hoje, mas delicioso, com bastante coco húmido por cima.

Aqui, deixo-vos mais uma receita, em versão individual que rende 6 pãezinhos ou, se preferirem, um pão de Deus suficiente para 8 pessoas.

INGREDIENTES
300 gramas de farinha tipo 65 sem fermento
10 gramas de fermento fresco de padeiro
60 gramas de açúcar
2 gemas
100 ml de leite meio gordo morno
60 gramas de manteiga fria
1 pitada de sal

PARA A COBERTURA
80 gramas de coco ralado
60 gramas de açúcar
2 ovos inteiros mais uma gema para pincelar
Açúcar em pó q.b

PREPARAÇÃO
Coloque numa taça a farinha e o açúcar. Forme uma cavidade no centro e adicione as gemas, o sal, o fermento e o leite. Amasse, de dentro para fora, até obter uma massa consistente.
Transfira a massa para uma bancada limpa e ligeiramente polvilhada com farinha e trabalhe-a com as mãos, até se descolar destas.
Adicione a manteiga, bem fria, cortada em pedaços e volte a amassar (é normal que fique tudo agarrado à bancada, e que a massa pareça estragada, mas é assim mesmo).
Forme uma bola com a massa e coloque-a num recipiente untado com um pouco de gordura, tape com um pano e deixe repousar até dobrar o volume inicial.
Assim que a massa tiver levedado, amasse-a ligeiramente para desgaseificar e divida-a em 6 porções, com as quais deverá formar bolas.
Disponha as bolas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar  novamente, até  aumentar consideravelmente o seu tamanho.
Ligue o forno nos 180º e prepare a cobertura:

Misture os ovos com o açúcar e o coco ralado, mas sem bater para não ficar líquido.
Pincele os pães com a gema diluída num pouco de leite e  cubra-os com uma porção generosa da mistura do coco ralado.
Leve os pães ao forno durante cerca de 25 minutos, ou até dourarem.
Ainda mornos, polvilhe com açúcar em pó.

DICAS

  • Deixe a massa a levedar num local morno, afastada de correntes de ar. Perto do forno ou de alguma janela com exposição ao sol acelerará o processo.
  • Quando estiver a amassar, evite a adição excessiva de farinha, pois fará com que a massa fique seca.
  • O tempo de cozedura dependerá de cada forno.
  • Depois de frios, caso algum destes deliciosos pães escape à tentação dos mais gulosos, guarde-os numa lata ou em recipientes com fecho hermético.










SHARE:

2 comentários

  1. Olá Rui,

    gosto tanto de pão-de-deus!! É um bolo que me remete para a minha infância, comi tantos :) era um dos meu bolos de eleição.
    Aqui há uns tempos fiz, mas a massa não ficou como eu gostaria, ficou muito seca... e desde então não voltei a tentar...mas ao ver estes teus bolinhos, tão lindos, fiquei cheia de vontade de voltar a tentar!
    As tuas fotos estão absolutamente deslumbrantes!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  2. que aspecto maravilhoso!! Adoro

    Bjinho

    dentesedoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.