7.04.2016

Flores de curgete recheadas



O melhor do verão é, sem dúvida, a abundância de fruta e legumes. Cá em casa, apesar de haver horta e produzirmos hortícolas e frutívoras para auto-consumo, falamos das Flores da Aldeia, cujos produtos fazem assiduamente parte do menu.

Apesar de já vos ter falado destas três irmãs em algumas ocasiões, hoje quero destacar que, além de serem cultivados através de uma agricultura biológica, sem qualquer aplicação de produtos químicos ou pesticidas, estes legumes, flores e frutas são semeados, tratados e colhidos com a maior atenção. Gostaria que todos pudessem assistir a uma colheita, o percurso de poucos metros entre a habitação e a horta, é feito com tanto empenho e orgulho, que só mesmo quem assiste consegue perceber o prazer de quem o faz.
Feijão baby, vários tipos de alface, de agrião, espinafre, cebolas, amores, abóboras, e até um inovador feijão violeta (este a experimentar nos próximos dias). 

Ingredientes para 4 pessoas
12 flores de curgete
100 gramas de queijo de cabra curado
200 gramas de salmão fumado
Pimenta  preta moída na hora q.b
Azeite q.b

Preparação:
Ligue o forno nos 200º.
Corte o queijo em cubos com cerca de 15 mm. Embrulhe cada cubinho de queijo numa fatia de salmão fumado.
Introduza um cubo de queijo dentro de cada flor de curgete e feche com os dedos.
Disponha as flores numa assadeira untada com um fio de azeite. Tempere com um pouco de pimenta moída na hora  e leve ao forno durante 15 a 20 minutos.

Dicas:
Se a flor trouxer a curgete baby agarrada, faça-lhe um corte na longitudinal e introduza um pouco de salmão fumado no interior.
Sirva as flores assim simples, ou acompanhadas de um pouco de salada e frutos secos, são deliciosas!











SHARE:

1 comentário

  1. Adoro, mas adoro mesmo as flores de courgette. Por aqui também costumam aparecer, chegam da horta do sogro e não resisto a fazê-las mais pecaminosas. Normalmente recheio com requeijão, passo por polme e levo a fritar. É dos deuses!!! :) :)
    Mas adorei esta tua versão, com o salmão que eu tanto gosto. A combinação com o queio de cabra deve ser boa mas boa. Quero experimentar.
    Um abraço Rui.

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.