8.02.2016

Feijão verde estufado em tomate na frigideira |E uma confissão|


Quem me segue conhece, certamente, o meu "vício"!
Sou assumidamente viciado em loiças, formas, frigideiras e demais utensílios de cozinha. Não sei porquê, mas gosto de colecionar este tipo de "coisas"... Sou capaz de passar horas na internet a ver tachos, panelas, frigideiras...
Sou também capaz de entrar em lojas de artigos para o lar ou específicas para profissionais e ficar a pensar quando é que vou trazer isto ou aquilo para casa.
Talvez se deva à minha relação com o mundo dos fornos e fogões, esta ansia de ter sempre os melhores objetos para que, na hora de preparar um prato ou fazer um bolo, tudo saia na perfeição.
Esta semana chegou até mim (entre outros utensílios que vos mostrarei brevemente e contarei o porquê destes produtos em particular) uma nova frigideira; mas não se trata de uma frigideira qualquer!
As frigideiras francesas De Buyer foram fabricadas para durar, são frigideiras “à antiga” com tecnologia e materiais modernos. Fabricadas em ferro (99%) e com uma anti-aderência natural, isentas de PFOA e PTFE são revestidas com uma camada de cera de abelha com o objetivo de melhorar a anti-aderência natural. Resumindo, são daqueles frigideiras que duram anos, podem ser utilizadas em vitrocerâmica, gás, indução e até mesmo na lareira, como nos tempos que lá vão e sabem tão bem recordar. Convido-vos a visitar um dos cúmplices deste vício: Lecuine.pt

Deixo-vos com a primeira receita, este prato rápido e delicioso, que sabe ainda melhor quando feito com os legumes da época, acabados de colher da horta dos meus pais.

Ingredientes para 2 pessoas:
400 gramas de feijão verde
1 cebola pequename meias luas
1 dente de alho laminado
200 gramas de polpa de tomate
200 ml de água fria
Uma malagueta fresca pequena
Um punhado de folhas de manjericão
Queijo da ilha q.b
Azeite q.b
Sal q.b

Preparação:
Arranje o feijão, cortando os extremos e retirando o "fio", caso tenha e corte-o ao meio na longitudinal. Lave em água bem fria  e coloque a escorrer.
Entretanto, coloque ao lume uma frigideira. Cubra o fundo com um pouco de azeite e deixe aquecer.
Adicione a cebola e os alhos e deixe fritar por cerca de 5 minutos, até que o alho comece a ficar dourado.
Adicione a polpa de tomate, a água e o feijão verde. Mexa com uma pinças e tempere com um pouco de sal. Reduza o lume para médio, coloque a tampa e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 15 minutos. Estará pronto quando o feijão estiver "al dente", nem cru nem demasiado cozido, e o molho tenha ganho corpo. Adicione mais água caso seja necessário e retifique os temperos.
Para servir, salpique com algumas fatias de malagueta, folhas de manjericão e um pouco de queijo ralado no momento.

Dicas
Se sentir que precisa de incorporar alguma proteína a esta refeição, não hesite em adicionar um ovo 5 minutos antes do prato estar terminado. Volte a colocar a tampa e, mesmo com o lume desligado, -ficará na perfeição.







SHARE:

1 comentário

  1. Como eu compreendo esse vicio... :-)
    E também estou numa de vgetais mas na versão salada

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.