Fazer bolos é das minhas atividades preferidas e envolve um cruzamento entre o trabalho e o lazer. Ligar o forno e fazer um bolo é, sem dúvida, a minha terapia :) Mas os bolos têm que se lhes diga, não basta bater, adicionar este ou aquele ingrediente, envolver, colocar na forma e levar ao forno...

Ingredientes de qualidade, bem pesados e à temperatura ambiente são essenciais para um bolo de sucesso mas, e quando todo esse trabalho cai por terra quando, ao tentarmos desenformar o bolo, ele fica agarrado à forma? E quando cresce mais de um lado do que do outro? E quando está a demorar demasiado tempo a cozer e nós, impacientes, começamos a abrir o forno vezes sem conta para ir lá fazer o teste do palito, que parece sair cada vez mais molhado?



Tão importante quanto os fatores de que vos falo acima é a qualidade da forma. Numa forma de baixa qualidade, é fácil obter um mau resultado, mas quando utilizamos, atrevo-me a dizer as melhores formas para bolos do mundo, a coisa muda, para melhor! Além de esteticamente maravilhosas, as robustas formas da Nordic Ware, fabricadas na América, são dotadas de um banho anti-aderente metalizado, que faz com que o calor se distribua uniformemente, permitindo uma melhor cocção do bolo, num espaço de tempo mais reduzido. São carotas, é verdade, mas depois de as experimentarem não vão querer outra coisa :)

Deixo-vos este link para que se maravilhem. As entregas na Lecuine são super rápidas e os portes grátis a partir de 40€.

E, como nao poderia deixar de ser, quando há forma nova cá em casa, celebra-se com um bolinho digno. Uma massa bem fofa com o sabor característico das especiarias, casado com o contraste do caramelo salgado, uma verdadeira delícia!

Nota:
Todas as fotografias são da minha autoria.
Utilizo uma máquina Reflex da Nikon e as fotos são ligeiramente editadas em Photoshop para corrigir a luminosidade, basicamente.
Falando de tecnologia, nos dias 20, 21 e 22 de Maio a FNAC está com uma campanha especial em tecnologia e os descontos vão até aos 30 %. É aquele momento ideal para trocar de computador, telemóvel, TV ou até mesmo de máquina fotográfica.

Ingredientes:
4 ovos grandes
450 gramas de açúcar
400 gramas de farinha com fermento
80 gramas de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de cacau
1 colher de sopa de canela moída
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de café de anis em pó
1 colher de café de jengibre em pó
1 colher de café de noz moscada moída
500 ml de leite gordo


Para o molho:
80 gramas de açúcar
80 ml de natas gordas
25 gramas de manteiga
1 colher de café de sal


Preparação:
Pincele uma forma para bundt cake com manteiga e polvilhe com farinha, ou pulverize com óleo em spray; reserve.
Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo; reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicione a manteiga amolecida e continue a bater.
Adicione metade do leite e misture bem.
Peneire a farinha juntamente com o fermento, o cacau e as especiarias e adicione ao preparado anterior, alternando com o leite restante e mexa mais um pouco.
Finalmente, adicione as claras batidas em castelo, envolvendo com cuidado.
Verta o preparado na forma e leve a forno pré-aquecido a 175º durante cerca de 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia seco.
Deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer em cima de uma grelha.
Coloque o açúcar para o molho num tacho pequeno anti-aderente e leve a fogo médio até obter um caramelo de cor âmbar. Adicione as natas e a manteiga com cuidado para não se queimar com os salpicos e deixe cozinhar, mexendo, até engrossar. Adicione o sal e regue o bolo já frio.
bundt especiarias com caramelo7.jpg

bundt especiarias com caramelo9.jpg

bundt especiarias com caramelo10.jpg

bundt especiarias com caramelo11.jpg

bundt especiarias com caramelo12.jpg

bundt especiarias com caramelo16.jpg

bundt especiarias com caramelo19.jpg

bundt especiarias com caramelo20.jpg

bundt especiarias com caramelo25.jpg



5 comentários

  1. Que maravilha! Essa forma é linda, o bolo deve ser uma delicia e as fotos estão espantosas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. De aspecto está cinco estrelas, o sabor dever ser divinal

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui,
    está tão lindo este bundt. Estas formas sem dúvida que tornam qualquer bolo simplesmente maravilhoso ao olhar... depois, como é óbvio, com mais alguma "produção" ficamos com um bolo digno de capa de revista, como é o caso deste. Adorei, e tem um aspeto realmente delicioso. As fotos das fatias então estão divinas... super apetecíveis!!
    Beijinho
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigado, Marta! Um dia ainda te aparece uma forminha destas a casa ;)

      Beijinhos

      Eliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page