12.04.2015

Bolo anjo de chocolate

DSC_0337.jpg


Depois de, algumas semanas atrás, ter experimentado o Angel Food Cake, ao qual não fiquei indiferente, decidi fazer uma variante para os aqueles "chocoholics", que é como quem diz, viciados no chocolate :)


Igualmente isento de gorduras, mas com suave sabor a chocolate, que lhe é provido através da adição de cacau, este novo "anjo moreno" faz o par perfeito com uma chávena de café bem forte.


*Para os que se perguntam se não deveria ser redondo, A Metalúrgica criou uma série de formas para este tipo de bolo, bem originais, em formato de flor, quadrado, e até mesmo coração! Espreitem-nas AQUI.


 


Ingredientes:
12 claras de ovos médios (360 gramas)
300 gramas de açúcar
100 gramas de farinha com fermento
50 gramas de cacau


1 colher de chá de cremor tártaro
1 limão (raspa da casca)
1 colher de café de sal

Preparação:
Ligue o forno nos 175º.
Numa taça bem limpa e seca, bata as claras juntamente com o sal. Assim que começarem a fazer espuma, adicione dois terços do açúcar e o cremor tártaro e bata e continue a bater até obter um merengue com picos não demasiado definidos.
Peneire o restante açúcar juntamente com a farinha e o cacau. Adicione a mistura de farinha e açúcar mais a raspa da casca do limão às claras e misture, com a ajuda de uma espátula, muito cuidadosamente, certificando-se de que não fica com grumos de farinha.
Verta o preparado numa forma comchaminé, antiaderente, sem untar.
Leve ao forno durante 30 a 40 minutos, até ficar dourado e, ao espetar uma faca afiada, esta não saia com restos de massa.
Retire do forno e, dê a volta para cima de uma grelha ou chávena, de modo a impedir que o bolo toque na superfície para fazer circular o ar. Não se preocupe, ele não vai cair!
Depois de completamente frio, passe uma faca ou espátula fina ao redor do bolo e do canudo para o descolar.
Desenforme e decore a gosto, com um pouco de açúcar em pó, chocolate ou frutos.


DSC_0327.jpg


DSC_0337.jpg


DSC_0341.jpg


DSC_0344.jpg


 

SHARE:

1 comentário

  1. Uau! Olha que giro feito numa forma quadrada! nunca tinha visto e acho um máximo! Também nunca fiz bolo anjo de chocolate mas gosto da ideia! beijinhos

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.