DSC_0104.JPG


Carregado de sabor a chocolate e com várias camadas e texturas diferentes, não será difícil comer até a mais pequenina migalha.


 


Ingredientes para a base:


150 gramas de bolachas com pepitas de chocolate


50 gramas de margarina amolecida


 


Ingredientes para o bolo de cacau:


4 ovos


125 gramas de açúcar


100 gramas de farinha


25 gramas de cacau


 


Para a mousse:


400 ml de natas para bater


150 gramas de chocolate negro para culinária


4 colheres de sopa de açúcar


2 folhas de gelatina


 


Preparação:


Comece por ligar o forno nos 180º.


Unte um tabuleiro grande com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar.


Bata os ovos juntamente com os 125 gramas de açúcar até obter um creme fofo esbranquiçado. Adicione a farinha, previamente peneirada juntamente com o cacau e envolva na massa anterior com movimentos cuidadosos. Verta o preparado no tabuleiro, alise e leve ao forno durante cerca de 10 minutos, ou até estar cozido.  Retire do forno e deixe arrefecer.


Entretanto, prepare um aro para semifrios ou, caso não disponha deste tipo de formas, forre o fundo e as paredes de uma forma com 18 cm de diâmetro e fundo amovível com papel vegetal, cortado à medida.


Coloque as bolachas no copo do robot de cozinha e triture até obter migalhas, mas sem deixar que fique em farinha (se não tiver robot, coloque as bolachas dentro de um saco plástico e dê algumas pancadas com o rolo de cozinha). Adicione a margarina amolecida e mexa bem até obter uma espécie de massa. Coloque o preparado no fundo da forma e faça alguma pressão com a parte de trás de uma colher. Leve ao frio durante, pelo menos, 20 minutos.


Entretanto, com uma forma ligeiramente mais pequena, ou ajudando-se de um prato ou molde de cartão, por exemplo, corte dois círculos do bolo de cacau. Reserve.


Parta o chocolate para uma taça de vidro ou loiça e derreta em banho-maria ou no microondas. Demolhe a gelatina num pouco de água fria durante alguns minutos. Escorra-as e adicione-as ao chocolate derretido, ainda quente e mexa.


Bata as natas juntamente com as 4 colheres de açúcar até começarem a ficar firmes. Sem parar de bater, adicione o chocolate derretido e bata até obter uma mousse homogénea.


 


Para a montagem, coloque na forma, por cima da base de bolacha, cerca de um terço da mousse de chocolate. Alise um pouco.


Sobreponha um disco de bolo de cacau, mais uma camada de mousse e assim sucessivamente, sendo que a última camada será de mousse.


Alise com uma espátula e leve ao frio durante, pelo menos, 4 horas. O ideal é fazer de véspera.


Na hora de servir, decore o bolo com bolinhas de chocolate.


 


Dica: Se gostar, pode acrescentar um sabor extra, salpicando as camadas do bolo de cacau com um pouco de licor de café ou chocolate.


DSC_0101.JPG


DSC_0102.JPG


DSC_0107.JPG


DSC_0110.JPG


DSC_0111.JPG


DSC_0114.JPG


DSC_0116.JPG


 


 

2 comentários

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page