DSC_0100.JPG


Tal como prometido, passei por aqui para  partilhar convosco a receita de um bolinho semifrio de aniversário, elegante, delicioso, com um toque de laranja  e o verdadeiro sabor a amoras silvestres acabadas de colher. :)


 


Ingredientes:


6 ovos


200 gramas de açúcar


275 gramas de farinha


1 laranja (raspa da casca)


100 gramas de manteiga derretida


 


Para o recheio/cobertura:


125 gramas de amoras mais algumas para decorar


2 colheres de sopa de açúcar


1 colher de sopa de vinagre de frutos vermelhos


400 ml de natas para bater bem frias


3 folhas de gelatina


 


Preparação:


Préaqueça o forno nos 175º.


Unte uma forma alta com 15 centímetros de diâmetro com manteiga e polvilhe-a com farinha.


Na taça da batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata, numa velocidade alta, até obter um creme fofo esbranquiçado com o triplo do volume.


Adicione a manteiga e mexa.


Adicione a farinha, previamente peneirada, e a raspa da casca da laranja e envolva-a na massa com a ajuda de uma espátula de silicone, com movimentos suaves, de baixo para cima.


Verta a massa na forma  e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Quando espetar um palito e este sair sem vestígios da massa, retire o bolo do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos dentro da forma.


Desenforme o bolo para cima de uma grelha e trate do recheio;


Num tacho pequeno, leve ao lume as amoras juntamente com o vinagre de frutos vermelhos e as duas colheres de sopa de açúcar. Esmague ligeiramente com  a ajuda de um garfo e  deixe ferver por cerca de 5 minutos.


À parte, demolhe as folhas de gelatina durante cerca de 3 minutos num recipiente com água fria. Escorra-as e adicione-as ao preparado das amoras, mexendo até se dissolverem.


Retire do lume e deixe arrefecer completamente, mas sem recorrer ao frigorífico.


 


Quando o bolo e a compota das amoras tiverem arrefecido, bata as natas bem frias até começarem a ficar firmes. Adicione o preparado das amoras e bata mais um pouco, até obter uma mousse.


Corte o bolo em quatro partes na horizontal.


Coloque uma base de bolo no prato de serviço;


Barre com a mousse de amoras e repita o processo até acabar com o bolo e a mousse. Barre o topo e laterais com a mousse e alise com uma espátula.


Decore com algumas amoras e carinho! :)


Leve ao frio durante duas a três horas. 


 


Nota: Se não tiver forma com 15 centímetros de diâmetro pode usar uma maior, sendo que o bolo não irá render tantas camas, mas ficará igualmente delicioso.


DSC_0113.JPG


DSC_0114.JPG


DSC_0116.JPG


DSC_0119.JPG


 


 


 

1 comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page