DSC_0451.jpg


 A cereja é um dos frutos sazonais que mais me seduzem. Grande, duro e ligeiramente ácido, este fruto traz sempre inspiração cá em casa. Apesar de termos várias cerejeiras no quintal, este ano não houve grande tempo para as colher. Por isso, agora que já estão a um preço mais acessível, é tempo para comprar e transformá-las.


Adoro doce de cerejas mas, a minha forma preferida para as conservar é em geleia, pois conservo os frutos inteiros, que podem mais tarde ser utilizados para rechear e decorar bolos e pavlovas, mas aproveita-se também a geleia, que é excelente para aromatizar mousses ou dar suculência a bolos um pouco mais secos.


 


Ingredientes:


1,5 kg de cerejas bem maduras


1 kg de açúcar


1 colher de sopa de vinagre


1 copo de água (cerca de 200 ml)


 


Preparação:


Lave as cerejas e retire-lhes o caroço. Se não tiver o utensílio adequado, pode sempre cortá-las ao meio com uma faca.


Coloque-as numa panela, juntamente com o açúcar, a água e o vinagre e deixe macerar durante, pelo menos, meia hora.


Leve ao lume, mexendo de vez em quando, durante cerca de 45 minutos ou até que, ao levantar a colher, o "suco" escorra, em forma de gel.


Tenha em atenção não deixar apurar demasiado, pensado que está muito líquido, pois ao arrefecer ganha um pouco mais de consistência.


Distribua por frascos previamente esterilizados. Tape e volte-os de boca para baixo e deixe assim até que arrefeçam completamente, para criar vácuo.


DSC_0447.jpg


DSC_0448.jpgDSC_0454.jpg


 


DSC_0463.jpg


 

Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page