DSC_0112.jpg
A minha versão da clássica tarte de limão, mas com ananás em calda, o perfeito equilíbrio de doçura e acidez. Perfeita para sobremesa de um almoço de verão, mas também para degustar no sofá, enquanto chove lá fora.
Se tiver muitos convidados, atreva-se a fazer versões mini desta colorida sobremesa!

Ingredientes:
Para a massa
200 grs de farinha100 grs de manteiga com sal
100 gramas de açúcar
50 ml de água gelada

Para o recheio
300 gramas de ananás em calda (1 lata)
3,5 dl da calda ou sumo de ananás
50 grs de amido de milho (Maizena)
25 grs de manteiga
4 gemas

Para o merengue
4 claras
175 grs de açúcar

Preparação:

No robot, coloque a farinha,o açúcar e a manteiga cortada em pedaços. Triture até obter uma espécie de farinha granulada. Adicone a água e triture mais um pouco. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e forme uma bola. Embrulh2com película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 15 a 30 minutos.

Entretanto, num tacho coloque o amido de milho e a calda ou sumo de ananás. Misture com umas
varas e leve ao lume até engrossar. Adicone o ananás cortado em pedacinhos e a manteiga.
Retire do lume, adicione as gemas e leve novamente ao fogo até ferver, tendo o cuidado de mexer continuamente para não cozer as gemas.

Estenda a massa e forre com ela uma forma de tarte. Pique com um garfo e leve a forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos, até a massa ficar dourada.
Recheie a tarte com o creme de ananás e reserve.

Para o merengue, bata as claras até começarem a ficar firmes e, então, adicione o açúcar, sem parar de bater. Cubra a tarte com o merengue e, com a ajuda de uma colher ou com um saco de pasteleiro, faça uns picos decorativos. Leve novamente ao forno até ficar dourado ou queime ligeiramente com um maçarico de cozinha.





Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page