Bom dia!!
Primeiro post de 2015...
Em primeiro lugar, agradecer a todos aqueles que me seguem, que experimentam as minhas receitas e que, com todo o carinho, fazem um "like" e partilhas na página do Facebook. Eu sei que estive uns dias off, mas às vezes também é preciso dedicar um tempinho aos nossos... Mas não pensem que não houve experiências na cozinha, pelo contrário! Como bem sabem, há cerca de um mês celebrei o primeiro aniversário do blogue com um passatempo; a vencedora foi a Sandra Santos com o seu fantástico Bolo de Nozes com Natas. A única alteração que fiz à receita foi não colocar o recheio e adicionar uma colher de chá de canela à massa, para fazes sobressair ainda mais o sabor a frutos secos...
Não se esqueçam de visitar o Docini Blog no Facebook e deixar o vosso GOSTO. 
Sandra, ficou mesmo delicioso!!

Receita da Sandra:


Preparação: 15 min
Cozedura: 50 min
 
Ingredientes:
 
Para a Massa:
6 ovos
200 ml de vaqueiro liquida (ou 200 gr de manteiga)
400 gr de açúcar
2 dl de natas
360 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
150 gr de miolo de noz moído

Para o Recheio:
1/2 de leite condensado
100 gr de miolo de nozes picadas

Para a Cobertura:
2 dl de natas
50 gr de açúcar

Instruções

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC, unte uma forma redonda sem buraco com manteiga ou margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.

Separe as claras das gemas. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firmes. Reserve. Á parte, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, junte as gemas e as natas e bata bem até incorporar todos os ingredientes. De seguida, adicione a farinha misturada com o fermento e o miolo de noz moído (coloque o miolo de noz numa picadora ou processador de alimentos e pique até ficar com uma espécie de farinha), alternando com as claras em castelo e envolva tudo delicadamente (aqui não use a batedeira).

Verta a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos. Verifique se está pronto com o teste de palito, assim que esteja no ponto retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.

Entretanto, prepare a cobertura, bata as natas em um chantilly suave não muito espesso adicionado o açúcar aos poucos. Reserve no frio.

Depois de o bolo estar frio, corte-o ao meio de forma a obter duas partes, coloque a parte de baixo no prato de servir e regue com o leite condensado e polvilhe com as nozes picadas grosseiramente. Coloque a outra metade por cima e verta o chantilly por cima do bolo. Na receita original diz para fazer o chantilly bem espesso e barrar todo o bolo com o chantilly. Mas eu prefiro o chantilly mais suave para colocar nos bolos.

Sirva decorado a gosto ou com metade de miolo de noz.

3 comentários

  1. Bom dia!
    Feliz 2015 Rui. Que seja um ano cheio de realizações em todos os campos da vida!
    Bem adorei este teu bolo. Vou, com certeza, experimentar esta tua versão :D
    Beijinhos
    Sandra Santos

    ResponderEliminar
  2. Ficou fantástico!!! Ótima forma de começar bem o novo ano ;)
    Beijinho e feliz 2015.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que ar tão apetitoso tem este bolinho.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na

    Cozinha
    (http://bit.ly/telita)


    feedly (http://feedly.com/#subscription%2Ffeed%2Fhttp%3A%2F%2Ffeeds.feedburner.com%2FTelitaNaCozinha) - bloglovin' (http://www.bloglovin.com/en/blog/11314435) - Facebook (http://www.facebook.com/TelitaNaCozinha)



    ResponderEliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page