Este ano convidaram-me a participar no Amigo Secreto 2014 e, após sorteio, foi-me atribuido o blogue Receitas e truques da Clarinha, criado e editado por Bárbara Clara Brito.
Apesar da minha escassa disponibilidade, dediquei alguns furos a ler algumas das suas receitas, entre as quais se destacou este fantástico Molotoff de Groselha. Acho que não podia ter escolhido melhor, trata-se do tradicional molotoff, mas com um suave sabor a groselha e o resultado é mesmo engraçado, pois o xarope de groselha dá-lhe aquele tom cor de rosa de que as nossas meninas tanto gostam :D

Para a confeção da receita, fiz apenas duas alterações:
Em vez de barrar a forma com caramelo, de modo a que o molotoff ficasse mesmo cor de rosa no topo e laterais, untei a forma com manteiga e polvilhei com açúcar. Fiz também uma redução, para lhe dar ainda mais brilho.

A receita original podem encontrá-la AQUI !
Bárbara, desejo-te um muito Feliz Natal e excelente 2015, bem como a todos os restantes Amigos Secretos!! Espero que gostes do resultado ;)

Ingredientes:
6 claras de ovos grandes
6 colheres de sopa de açúcar
25 ml de xarope de groselha
Açúcar e manteiga q.b para barrar a forma

Para o molho:
100 ml de xarope de groselha
5 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
Comece por fazer o molho: Ferva o xarope de groselha com o açúcar durante cerca de 8 minutos, até reduzir; Deixe arrefecer e reserve.
Barre uma forma de cano com manteiga e polvilhe com açúcar granulado; Reserve.
Coloque um tabuleiro com cerca de 2 cm de água no forno e ligue-o a 180º.
Comece por bater as claras em castelo. Quando começarem a ficar firmes, adicione o açúcar e continue a bater.
Adicione o xarope de groselha e bata até formar uns picos brilhantes.
Verta o preparado para a forma e alise. Bata com a forma em cima da bancada para remover qualquer bolsa de ar que se possa ter formado.
Leve ao forno, em banho-maria, durante cerca de 15 minutos. Desligue o forno e deixe repousar 10 minutos lá dentro. Abra, então, a porta do forno e deixe que o molotoff repouse mais 15 minutos, para evitar mudanças bruscas de temperatura.
Desenforme, regue com o molho e polvilhe com algumas pepitas de açúcar.


2 comentários

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page