12.01.2014

Ali-oli

Não é segredo que tenho uma ligação muito forte com a gastronomia de "nuestros hermanos", os espanhóis... Como tal, sempre que posso cruzo a fronteira (basta atravessar a ponte ;) ) e deleito-me com algumas das suas iguarias. 
Uma das mais simples, mas que sempre foi a minha preferida são as batatas com "alioli", que não passa de umas batatas aos cubos, fritas e regadas com uma emulsão de alho e azeite. A receita está descrita nas linhas abaixo...

Ingredientes:
Batatas q.b
4 dentes de alho grandes
300 ml de azeite
Sal q.b
Óleo q.b para fritar

Preparação:
Descasque e corte as batatas em cubos com cerca de 1,5 cm de lado. Lave bem em água fria, escorra e envolva num pano para ficarem bem enxutas.
Coloque uma fritadeira ou frigideira com óleo abundante a aquecer, a cerca de 150º. Quando estiver quente, coloque as batatas e deixe fritar durante cerca de 5 minutos a fogo médio. Aumente, então, o fogo até que o óleo atinja os 170º e acabe de fritar até ficarem douradas e crocantes.
Entretanto, coloque os alhos num copo estreito e alto, indicado para a varinha mágica;
Coloque a varinha mágica em funcionamento e triture muito bem os alhos;
Adicione o azeite em fio sem parar de triturar, como se de uma maionese se tratasse. Se começar a ficar muito espesso, adicione água morna até ficar com a textura desejada, que deve ser de uma maionese um pouco mais líquida.
Tempere com sal e regue as batatas com o preparado.
Se gostar, salpique as batatas com um pouco de ketchup picante.


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.