11.29.2014

Massa para pizza

Porque uma boa pizza só o é se a massa for de qualidade, hoje vou deixar-vos a minha receita fácil e rápida, ainda que tenha que levedar durante, pelo menos, meia hora. Podem, também, depois de levedada, dividir a massa em porções individuais e congelá-las, bastando depois descongelar cerca de uma a duas horas antes de utilizar, estender e rechear.
Quanto ao recheio, podem fazer milhares de combinações. As minhas preferidas? Molho de tomate, queijo mozarella fresco cortado em pedaços, fatias fininhas de pêra, um pouco de queijo Roquefort e, ao sair do forno, um pouco de mel.... Experimentem e digam-me! ;)

Ingredientes: (rende aproximadamente 3 pizzas)
400 gramas de farinha
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de chá de sal
250 ml de água morna
25 gramas de fermento de padeiro fresco ou 5 gramas se for do seco

Preparação:
Coloque a farinha num recipiente;
Abra uma cavidade no centro e coloque todos os ingredientes à exceção do sal;
Comece por amassar lentamente com as pontas dos dedos, incorporando alguma farinha do bordo;
Adicione, então, o sal e amasse energicamente até que a massa descole das paredes do recipiente. Adicione um pouco mais de farinha, se necessário;
Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e trabalhe a massa com as duas mãos, esticando e batendo-o na bancada durante alguns minutos;
Forme uma bola, coloque a massa novamente no recipiente, polvilhe com farinha, faça uma cruz com a mão ou com a ajuda de uma faca, tape com película aderente e deixe levedar durante, pelo menos, meia hora num local morno longe de correntes de ar.
Divida a massa em porções, em função do tamanho que queira fazer as pizzas;
Estenda cada porção de massa em cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha; recheie a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 7-8 minutos.

Pizza Vegan: Molho de tomate, pimentos, cebola roxa, tomate cherry, courgete laminada e, ao sair do forno, agriões baby e um generoso fio de Azeite Virgem Extra
SHARE:

2 comentários

  1. Que pizza deliciosa! Experimentei esta massa com uma pequena variante: farinha de espelta (branca) e sal de orégãos.

    P.S.: Tenho passatempos (http://www.telitanacozinha.net/search/label/.passatempo.) no blog. ;)



    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha (http://bit.ly/telita)

    feedly (http://feedly.com/#subscription%2Ffeed%2Fhttp%3A%2F%2Ffeeds.feedburner.com%2FTelitaNaCozinha) - bloglovin' (http://www.bloglovin.com/en/blog/11314435) - Facebook (http://www.facebook.com/TelitaNaCozinha)




    ResponderEliminar
  2. :D Já por lá passei e estou a participar em dois deles ;)

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.