Este é o bolinho que fiz há algum tempo para celebrar  o aniversário de uma familiar. Apesar de nas últimas semanas o  tempo livre ter sido muito escasso, hoje consegui fazer uma pausa para redigir a receita e participar com ela no passatempo que a Luísa do blog No mundo de Luisa criou para comemorar o seu aniversário. 
É uma receita simples de pão de ló, sob forma redonda mas alta, sendo interessante quando o estamos a comer sentirmos a explosão dos mirtilos no interior da boca :)
Ingredientes:
7 ovos
200 gramas de açúcar
150 gramas de farinha
1 colher de café de essência de baunilha
Para o recheio e cobertura:
250 gramas de mirtilos
300 ml de natas para bater
250 gramas de mascarpone
75 gramas de açúcar em pó
Começamos por untar duas formas redondas com 15 cms de diâmetro com manteiga, polvilhamos com farinha e reservamos.
Num recipiente, batemos os ovos com o açúcar até triplicar de volume e obtermos um creme esbranquiçado. Adicionamos a essência de baunilha, mexemos e incorporamos a farinha, peneirada, envolvendo cuidadosamente com a colher de pau.
Distribuimos o preparado pelas duas formas e cozinhamos em forno pré-aquecido a 175º durante cerca de 40 minutos. Façam o teste do palito!
Quando cozidos, retiramos os bolos do forno, desenformamos sobre uma rede e deixamos arrefecer, de preferência de um dia para o outro.
Para o recheio, batemos as natas energicamente e, quando começarem a ficar firmes, acrescentamos o açúcar e o mascarpone e mexemos até ficar tudo incorporado.
Com os bolos já frios, cortamo-los pela metade e procedemos à montagem da seguinte forma: Colocamos no prato de serviço um disco de bolo; barramos com o creme de natas e mascarpone, e salpicamos com alguns mirtilos. Repetimos o processo, reservando a maior parte dos mirtilos para a última camada..

3 comentários

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page