Parece que o calor veio finalmente para ficar (nem que seja por  3 ou 4 dias...). Tenho no jardim bastantes plantas aromáticas, entre elas a fantástica lavanda que, quando floresce é uma maravilha, aquele tom azul e o aroma são espetaculares. 
Quem não gosta de um leite creme queimado na hora, bem crocante? E se for aromatizado com alfazema/lavanda?? Pois, não tardem em experimentar esta receita, prometo que não se vão desiludir!
Ingredientes:
1 litro de leite
115 gramas de açúcar mais algum para polvilhar
2 hastes de alfazema fresca ou 1colher de chá de flores secas
5 gemas
50 gramas de maizena
1 pitada de sal
Num recipiente, colocamos o açúcar e as gemas; mexemos bem até ligar. Adicionamos a maizena e mexemos. Aos poucos, adicionamos 150 ml do leite, mexendo muito bem para não formar grumos.
Num tacho, colocamos o restante leite juntamente com a alfazema dentro de uma rede de gase ou então numa daquelas redes metálicas utilizadas para o chá e um pouco de sal. 
Assim que começar a ferver, retiramos a alfazema,  adicionamos a mistura das gemas e reduzimos o fogo para o mínimo/médio, mexendo sem parar até engrossar.
Distribuimos por taças não muito altas, para depois termos uma maior superfície caramelizada, coisas de gulosos!! :D
Deixamos arrefecer e levamos ao frio. Na hora de servir, basta polvilhar com açúcar e queimar com o maçarico ou ferro próprio.

2 comentários

  1. Adorei este crème brulêe... aspecto guloso e bem aromático!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui! Este crème brullé está divinal!
    Super guloso :)
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Vanda
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page