No outro dia fui visitar Bio Produtores em Valença e vim de lá carregado com mais de 1 kg de pérolas azuis :) (mirtilos)... Agora, quase todos os dias tenho mirtilos para o pequeno almoço, para o lanche e ainda sobram para fazer experiências... Esta resultou uma sobremesa fácil e que agrada a todos os apreciadores destes pequenos frutos.

Ingredientes para o creme:
3 ovos
115 gramas de açúcar
30 gramas de maizena
1/2 litro de leite
Ingredientes para a gelatina:
150 gramas de mirtilos
150 gramas de açúcar
75 ml de vodka
3 folhas de gelatina
Mirtilos e açúcar em pó para decorar
Comece por preparar o creme, colocando num tacho as gemas, 115 gramas de açúcar e a maizena; misture bem, adicione o leite e leve a lume médio, mexendo sempre até engrossar. Retire, transfira para um recipiente frio, cubra com película aderente ou papel vegetal e leve ao frio.
Noutro tacho, coloque 150 gramas de açúcar com os mirtilos e a vodka; leve a lume médio a ferver durante cerca de 12 minutos. À parte, demolhe as folhas de gelatina em água durante uns 3 minutos; escorra e junte ao preparado dos mirtilos, mexendo até derreter. Distribua este preparada por copos ou taças e leve ao frio.
Quando o creme das gemas já estiver frio, bata as claras em castelo e, muito cuidadosamente, envolva-as nos creme. Distribua uma pequena porção deste creme nas taças já com gelatina de mirtilos. Alterne camadas dos dois preparados.
Leve novamente ao frigorífico por, pelo menos, uma hora.
Finalmente, decore com alguns mirtilos e polvilhe com açúcar em pó.
Sirva bem frio.

Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page