6.18.2014

Festa do Galo de curral em Vila de Cruces

Devo-vos um pedido de desculpa pela ausência, mas tem sido um mês de muito trabalho, diversas atividades em vários locais e os dias só têm 24 horas... Já instalado em Rybnik, Polónia a participar num projeto promovido pela EPRALIMA, vou contar-vos e deixar algumas fotos do último fim de semana, em que tive o privilégio de participar na festa do galo de curral em Vila de Cruces, perto de Santiago de Compostela.
Se bem que as atividades tenham começado logo de manhã com um passeio pelos bosques e várias visitas, entres as quais merecem destaque um criador de galos e o atelier de Elena Ferro Lamela
Quando cheguei para jantar já estavam à minha espera no Restaurante Casa Castro, onde comida e boa disposição não faltaram. A mesa estava rodeada de gente simpática, espero não me esquecer de ninguém... Tania Carreira Rial, do blogue Costa da Morte, Frenchy Ouviña de Galicia Mola, Jose Luis Oliveira, Loly Llano d'O Garfelo, Nelson da Raliv, Fidel Martin de Gastro Destinos, José Manuel García, apresentador do programa de TV Comes ou Pagas e Alberto Ribas, do blogue Mais Grelos, Iván Mendez Alvarez, colega de profissão, os vereadores do "Ayuntamiento de vila de Cruces" e Beatriz, a nos sa anfitriã e orientadora. 
Crepes com espinafres e camarão
Pimentos recheados com grêlos
Entrecot na brasa

Depois do jantar, foi momento de nos retirarmos e eu tive a sorte de ficar alojado na Casa San Gines, uma casa de turismo rural onde cada recanto está cheio de história, valor e bom gosto.
Casa San Ginés
Lago com rãs e peixes


Espigueiro

Escultura

Coleção de mealheiros
@Raliv em ação
Condecoração
Pequeno almoço tomado, partimos novamente para o centro onde, por coincidência ou não, entregaram o galardão ao Presidente da Ordem do Património Imaterial Gastronómico Ibérico pelo trabalho desenvolvido e empenho da divulgação e fraternidade da cultura luso-galaica. Não faltaram e agradecimentos, nem mesmo uma breve entrevista que dei para a rádio, na qual manifestei o meu agrado com este tipo de parcerias entre cidades/vilas galegas e portuguesas, sendo que a base da nossa cultura é a mesma. 



Licores


Partimos então para um almoço tardio no restaurante Casa Lodeiro A de Rafael, mas não sem antes visitar as Ilhas de Gres. Esperamos algum tempo para ser servidos, mas a demora valeu a pena... Em momentos a mesa encheu-se d ecroquetes de #galodecurral, salada, melão com presunto e o tão esperado galo estufado com batatas e castanhas. As sobremesas estiveram ao nível.
Quién se come la galleta?

Ponte medieval

Galo de curral com batatas e castanhas

Os últimos....


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.