O Talho Salsicharia Deu la Deu continua a crescer e isso deve-se, sem dúvida, à qualidade e frescura dos produtos, assim como ao espírito inovador e empenho que o meu amigo Orlando aplica ao seu negócio. Uma vez mais, trago-vos uma receita elaborada com um dos seus produtos, a Alheira Dona Clara, cuja "receita" veio até eles através de uma monçanense que outrora viveu em Bragança, a dona Clara. Hoje vou deixar-vos uma outra forma de as preparar: uns pequenos croquetes crocantes, recheados com queijo, ideais para  uma refeição principal acompanhados de um risotto mas que podem,também, ser servidas como aperitivo e partilhar com os amigos em forma de snack.
Ingredientes para 4 pessoas
2 alheiras 
100 gramas de queijo da ilha de S. Jorge
Farinha de milho q.b para polvilhar
Azeite q.b
Para o Risotto:
250 gramas de arroz para risotto
75 gramas de queijo da ilha de S. Jorge
2 chalotas picadas
25 gramas de algas desidratadas
750 ml de água
1 dl de vinho branco
75 ml de natas
Sal e pimenta q.b
Azeite q.b
Cebolinho fresco q.b
Com a ajuda de uma faca, fazemos um corte ao longo de toda a alheira e retiramos a pele; Dividimos em pequenas porções de tamanho uniforme e moldamos pequenas bolas. Cortamos o queijo em cubos com aproximadamente 1 cm de lado e introduzimos um cubo no centro de cada mola de alheira, pressionando com os dedos. Voltamos a moldar e passamos por farinha de milho.
Numa tigela colocamos a água e nela as algas, que deixamos hidratar durante 5 a 10 minutos, segundo as instruções na embalagem; Escorremos e reservamos as algas, assim como a água, que colocamos num tacho a ferver com um pouco de sal.
Num tacho, refogamos as chalotas num pouco de azeite; adicionamos o arroz, deixamos estalar durante 2  a 3 minutos, adicionamos o vinho branco e deixamos evaporar. Juntamos as algas, mexemos e vamos adicionando a água das algas bem quente aos poucos, apenas à medida que a mesma seja absorvida pelo arroz, até que este se encontre com a textura desejada o que leva, em função da marca e variedade do arroz, entre 18 a 25 minutos. Finalmente, adicionamos as natas e o queijo, retificamos os temperos e deixamos repousar uns 2 minutos antes de servir. É muito importante adicionar o caldo ou água neste caso gradualmente e mexer com frequência.
Sacudimos os croquetes de alheira para retirar o excesso e fritamos numa frigideira quente com azeite, até ficarem douradas e crocantes; retiramos e colocamos sobre um pouco de papel absorvente.
Emprate e salpique com o cebolinho cortado com o auxílio de uma tesoura. 

Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page