5.07.2014

Pastéis de feijão

Como sabem, a minha dedicação aos fogões vem de quando era bem pequeno.  Lembro-me de ter feito uns pastéis de feijão cuja receita vinha numa daquelas revistas mensais que acabou por perder-se. Tinha, se mal não me recordo, 15 anos e estava no primeiro ano do curso de cozinha, mas era tudo muito precoce. Sei que a coisa não correu muito bem da primeira vez, pois não sabia era preciso demolhar os feijões, pelo que acabaram por ficar duros e fiz uns pastéis com "pepitas" crocantes de feijão no interior hehe.
Hoje lembrei-me desses pastéis e tentei recriar a receita, tendo o cuidado de utilizar feijão em conserva, assim pelo menos tenho a certeza de que está bem cozido :D
Ingredientes para 14 a 16 pastéis:
250 gramas de açúcar
125 ml de água
170 gramas de feijão cozido
9 gemas
1 colher de café de canela moída
1 colher de sopa de farinha
Açúcar em pó q.b para polvilhar
Para a massa:
150 gramas de farinha
60 gramas de manteiga fria
sal q.b
2 colheres de sopa de água gelada
Num tigela ou no robot de cozinha, colocamos todos os ingredientes da massa à exceção da água; amassamos ou trituramos até obtermos uma mistura granulada. Adicinamos a água bem fria e amassamos bem. Dependendo da farinha, poderá ser necessário adicionar mais água. Formamos uma bola, tapamos com um pano e reservamos.
Reduzimos a puré o feijão cozido e reservamos também.
Num tacho, colocamos o açúcar e a água; levamos ao lume e, assim que começar a ferver, contamos 4 minutos; retiramos do lume e deixamos arrefecer.
Adicionamos a calda de açúcar às gemas, em fio, mexendo bem; adicionamos a canela e o puré de feijão e misturamos bem.
Numa superfície polvilhada com farinha, estendemos a massa bem fina, dispomos por cima de pequenas formas, fazendo pressão com o rolo para cortar. Ajustamos com os dedos, retirando alguma bolsa de ar que se possa ter formado. Enchemos com o creme de feijão até 3/4 da altura, polvilhamos com açúcar em pó e cozinhamos em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 20 minutos. Polvilhamos novamente com açúcar em pó e deixamos cozinhar durante mais 15 minutos aproximadamente.
Devem servir-se mornos ou completamente frios e podem também polvilhar com um pouco de canela.

SHARE:

3 comentários

  1. Ficaram lindos Rui, adoro pasteis de feijão e há muito que não os faço!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. :D Obrigado pelos comments, Mariana ;)
    Estes não são excessivamente doces, pelo que caem sempre bem hehe

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante de pastéis de feijão, mas nunca experimentei a fazê-los! è uma receita a reter!

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.