5.13.2014

Espetadinhas de morcela e abacaxi com salada de espinafres baby e chalota

E pronto, hoje foi mais um daqueles dias em que me deu vontade de experimentar algo novo. Que os produtos da Salsicharia Deu-la-Deu são de qualidade extra já eu sabia, mas ainda não tinha experimentado a morcela sem ser cozida. Tinha também um ananás mesmo no ponto em casa e, para cúmulo, hoje fui assediado por uma broa de Avintes durante a visita de estudo ao Bolhão, pelo que não pude evitar trazer um bocadinho para casa... :) Ah, ainda há mais!!! Como sabem, sou cliente assíduo da Flores da Aldeia, que além de fantásticos trabalhos com flores, se dedicam também à produção de alguns hortículas, sem pesticidas nem adubos químicos. O que é que elas tinham prontinho a colher?? Uns espinafres baby e chalotas tenrinhas, mesmo no ponto e que eu próprio tive o prazer de arrancar..
O resultado foi uma entradinha individual, onde cor, contrastes e natureza não faltam!
Ingredientes para 4 pessoas:
1 morcela
200 gramas de abacaxi
Folhas de espinafres baby
4 chalotas tenras
4 Fatias de broa de Avintes
Sal q.b

Azeite q.b

Cortamos a morcela em rodelas grossas, com cerca de 2 cms.
Descascamos o ananás, retiramos o caroço e cortamos em pedaços de tamanho aproximado às rodelas de morcela; reservamos. 
Limpamos as chalotas tenras de sujidade, lavamos, cortamos a parte verde da rama e cortamos ao meio na longitudinal.
Num palito grande, alternamos o ananás com a morcela, repetindo até usarmos todos os ingredientes.
Ligamos a chapa elétrica ou uma frigideira e deixamos aquecer bem. Colocamos um fio de azeite e, seguidamente colocamos as espetadas e as chalotas. Deixamos durante cerca de 3 a 4 minutos, até dourar, viramos e deixamos corar mais um pouco.
No prato, dispomos os espinafres e temperamos com um pouco de sal e regamos com um fio de azeite e o suco de grelhar as espetadas. Ao lado, colocamos uma fatia de broa, na qual espetamos uma das nossas delícias de morcela e ananás.


SHARE:

1 comentário

© Faz & Come. All rights reserved.