Creme de favas com beterraba e croutons

Porque para cozinhar uma boa sopa não é sinónimo de horas ao fogão, este tipo de cremes faz-se bem rápido. Em menos de meia hora temos um creme suave e reconfortante, uma boa opção para o jantar depois de um longo dia de trabalho.
Ingredientes para 4 pessoas:
600 gramas de favas sem a pele
1 cebola média
50 ml de azeite
sal e pimenta branca q.b
1 beterrraba cozida
1,2 litro de água
Para os croutons:
Restos de pão duro
Azeite q.b
1 raminho de salsa
1 dente de alho
Cortamos a beterraba em cubinhos com cerca de 5 mm de lado; reservamos.
Descascamos a cebola, cortamos em quartos e colocamos num tacho/panela juntamente com as favas e 50 ml de azeite. Levamos ao lume e deixamos refogar durante 5 minutos a fogo médio. Adicionamos a água,  temperamos com sal e deixamos cozinhar durante cerca de 20 minutos. Trituramos com a varinha mágica, retificamos de sal e juntamos um pouco de pimenta branca moída.
Para os croutons, cortamos o pão em cubos com cerca de 1 cm de lado. Picamos o alho e  a salsa finamente. Aquecemos uma frigideira, colocamos um fio de azeite e, seguidamente, o alho e a salsa picados. Quando o alho começar a "estalar", adicionamos o pão, e vamos mexendo até que este absorva a gordura e fique dourado.
Servimos a sopa e no centro do prato ou tigela dispomos alguns cubinhos de beterraba e croutons. Podem decorar com rebentos de ervas aromáticas ou vegetais. Na foto são agriões baby, gentileza da Flores da Aldeia.
Base da Pedaços de Cortiça

Sem comentários

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário