Eu sei, eu sei que vos abandonei por uns dias, mas foi por um bom motivo, estive com os meus alunos das turmas do 10º ano  de Cozinha/Pastelaria da Epralima na Feira das Tradições de Ponte da Barca, que decorreu no último fim de semana num ambiente extraordinário, com vistas para o rio. Na nossa barraquinha havia,  entre outras iguarias, moelas, pataniscas, arroz de feijão, panados e presunto. No sábado, decidi propor-lhes um bolinho seco que vai bem a qualquer hora. Pusemos mãos à obra e o resultado foi um bolo recheado com marmelada e coberto de coco ralado, daqueles que fazem lembrar os doces típicos da ainda recente Páscoa. A pedido da vereadora Sílvia Torres, aqui fica a receita.
Ingredientes:
7 ovos
250 gramas de açúcar
175 gramas de farinha com fermento
200 gramas de marmelada
100 gramas de coco ralado
2 colheres de sopa de água
Manteiga para untar
Untamos um tabuleiro com manteiga, forramos com papel vegetal e voltamos a untar; reservamos.
Colocamos a marmelada juntamente com a água num recipiente e aquecemos até amolecer, no microondas ou em banho-maria. Mexemos bem e reservamos.
Batemos o ovos inteiros com o açúcar até obtermos um creme esbranquiçado e que este tenha triplicado o volume inicial. Cuidadosamente, envolvemos a farinha peneirada sem deixar grumos.
Vertemos o preparado no tabuleiro forrado, alisando com a ajuda de uma espátula. Cozinhamos em forno pré-aquecido a 175º durante cerca de 30 minutos ou até que, ao espetar com um palito, o mesmo saia seco.
Polvilhamos uma folha de papel vegetal com um pouco de açúcar e viramos o bolo em cima desta; deixamos arrefecer. 
quando frio, barramos o bolo com a marmelada amolecida, cortamos em duas partes na longitudinal, sobrepomos uma em cima da outra e polvilhamos generosamente com o coco ralado.


Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page