Com a preparação do tradicional pão-de-ló que gasta mais gemas do que claras, as últimas acabam sempre por sobrar e como não sou de deitar nada fora, faço sempre um molotoff ou alguma tarte merengada, pois são sobremesas rápida e de que toda a gente cá em casa gosta. Hoje, logo de manhãzinha recebi uma mensagem da Liliana a dizer "queres claras?"; aproveito para vos falar um bocadinho dela, proprietária da página Made With Love que nos tempos "forçosamente" livres, se dedica a fazer trabalhos manuais em papel, cartão e feltro, passando por miminhos para os mais pequenos, assim como álbuns, identificadores, correntinhas para a xupeta e muitas mais obras, todos personalizados com nome, cores, preferências dos clientes, pelo que vos convido a visitar a página no facebook, carregando aqui.
Voltando à receita de hoje, é de preparação muito rápida e uma boa opção para estes dias mais cálidos.
Ingredientes:
12 claras
10 colheres de açúcar 
100 gramas de açúcar mascavado
300 gramas de morangos
50 ml de água
Nozes para decorar
Manteiga para untar
Pré-aquecemos o forno a 180º. Untamos um tabuleiro grande (costumo usar o que vem de série com o forno) com manteiga, forramos com papel vegetal e voltamos a untar; reservamos.
Lavamos e cortamos em metades os morangos e colocamos juntamente com o açúcar mascavado e 50 ml de água num tachinho que levamos ao lume durante cerca de 10 minutos; Retiramos do fogo, passamos com a varinha mágica e reservamos.
Num recipiente grande, batemos as claras em castelo; adicionamos as 10 colheres de açúcar, sem parar de bater, até que fiquem bem firmes. Distribuimos o preparado no tabuleiro, alisando com uma espátula e cozinhamos no forno durante 12 minutos. 
Retiramos do forno e, puxando o papel vamos enrolando a nossa torta. Apertamos um pouco e deixamos repousar durante cerca de 10 minutos, para fixar.
Já no prato de serviço, regamos com o coulis de morango e decoramos com nozes.

4 comentários

  1. Boa tarde, Lili. Optei por não a rechear, uma vez que seria coberta com o coulis de morango :) Mas pode rechear com um pouco do mesmo coulis ou com doce de ovos... Boa Páscoa!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Uma Páscoa cheia de paz e alegria!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que tenho medo de claras: soufles, molotofs, tortas são coisas que nem sempre me saem bem mas insistir sempre, verdade? Tenho de testar esta torta e perder o medo de vez!

    ResponderEliminar

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page