Finalmente os dias ampliaram as horas de sol e com elas podemos desfrutar mais um bocadinho do bom tempo. Começa também a época dos lanches tardios e jantares que se prolongam pela noite dentro. Porque não adotarmos o estilo dos vizinhos espanhóis e transformar um jantar convencional num jantar mais informal, à base de "tapas" ou entradas? No último Workshop foi esse mesmo o tema- as entradas. Posso dar-vos um cheirinho dos pratos confecionados:
Crocante de Bacon com banana
Mexilhão marinado
Tempura de legumes com molho agridoce e soja
Salada capresse
Tartar de papaia com salmão e lima
Mini quiches de presunto e camarão
Travesseiros crocantes com legumes e sultanas
Mini-espetadas de frango e ananás
Espetadinhas de presunto com papaia
Além destes pratos, e porque tínhamos já uma mesa farta, deixei as sardinhas que tinha comprado para fazer uma experiência; o resultado? Umas sardinhas escabechadasque resultam numa tapa suave,  e refrescante ao mesmo tempo.

Ingredientes:
500 gramas de sardinha pequena
2 dl de azeite virgem extra
1/2 dl de vinagre de vinho ou cidra
1 lima
1 chávena de morangos cortados em rodelas
1/2 talo de aipo
Sal fumado q.b
Pimenta branca em grão q.b
Arranjamos as sardinhas, retirando alguma escama que possa conter; com os dedos, descolamos a espinha da carne e retiramos juntamente com a cabeça; lavamos e colocamos a escorrer.
Num tacho, colocamos o azeite, o vinagre, a lima cortada em rodelas, o aipo cortado em tiras e a pimenta em grão. Deixamos ferver durante cerca de 5 minutos. Retiramos do fogo e deixamos arrefecer.
Dispomos as sardinhas numa terrina e polvilhamos com o sal fumado. Dispomos por cima os morangos cortados em rodelas  e regamos com o azeite. Deixamos repousar no mínimo duas horas.
Quanto mais tempo estiverem no líquido da marinada, mais saborosas serão as sardinhas, pelo que o ideal é fazer de véspera.


1 comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page