Se no outro dia a minha mãe apareceu a casa com um balde cheio de ervilhas de quebrar, hoje foi a vez das favas, ainda pequenas e bem tenrinhas! 
Como se não fosse suficiente, liga-me a Sandra da Flores da Aldeia a oferecer uns rebentos de alho francês, outros de rabanetes, umas folhinhas de manjericão roxo e ainda umas florzinhas comestíveis que raptei quando lhe fiz a visita :) A receita começou a surgir na minha cabeça, e foi o tempo de chegar a casa e por mãos à obra, e o resultado foi uma salada bem fresca e colorida...

Ingredientes para 4 pessoas:

300 gramas de arroz selvagem
100 gramas de favas tenras limpas
1/2 manga
1 beterraba cozida
1/2 chávena de nozes
4 ovos de codorniz
1 pau de canela
Folhas de manjericão
Rebentos de rabanete e de alho francês
Pétalas de flores comestíveis
Azeite e sal q.b

Preparação:
Colocamos um tacho com 3 vezes o volume do arroz em água e um pouco de sal ao lume. Quando começar a ferver, introduzimos o pau de canela e o arroz. Tapamos e deixamos cozer durante cerca de 25 minutos; adicionamos as favas e deixamos cozinhar por mais 4 minutos. Passamos por água fria e escorremos. Noutro tacho com água, colocamos os ovos de codorniz e levamos a cozer durante cerca de 6 minutos. Retiramos do fogo, esfriamos e descascamos.
Cortamos a beterraba e a manga em cubos com aproximadamente 1 cm de lado e reservamos.
Transferimos o arroz e as favas para uma saladeira, adicionamos a manga, a beterraba, as nozes e os ovos cortados ao meio, temperamos com um pouco de sal, regamos com um fio de azeite e guarnecemos com os rebentos de rabanetes e alho francês, as folhas de manjericão (roxo neste caso), e decoramos com as pétalas.

Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page