Já vos aconteceu terem visitas para almoçar, mas por uns motivos ou por outros não têm tempo para preparar uma sobremesa mais complexa? Aconteceu-me exatamente o mesmo no passado domingo. Por sorte, costumo ter em casa alguma terrina de gelado ou sorvete de fruta de reserva no congelador. Quase toda a gente gosta de mousse de chocolate e, uma vez que o sorvete que eu tinha era de maracujá (mas podem substituir por laranja ou tangerina, por exemplo), decidi não adicionar açúcar à receita, pois assim temos o contraste do sabor intenso de chocolate com a doce e refrescante bola de sorvete.  Com um empratamento mais caprichado, os vossos convidados pensarão que demoraram horas para fazer uma sobremesa tão bonita. Mas não contem o segredo!! ;)
Ingredientes para 8 pessoas:
6 ovos
150 gramas de manteiga
1 terrina de sorvete de maracujá
100 ml de coulis de morango
nozes q.b
Amores perfeitos e funcho para decorar
Para o coulis de morango, podem consultar a receita carregando aqui.
Partimos o chocolate em pedaços e colocamos juntamente com a manteiga num recipiente que levamos a banho-maria ou ao microondas até derreter. No caso de utilizar o microondas, tenham o cuidado de programar pouco tempo de cada vez, e de o fazer a uma potência mais fraca, de modo a não queimar. Reservamos.
Partimos os ovos, separando as claras das gemas. Batemos as gemas durante cerca de 5 minutos, até que fiquem esbranquiçadas e fofas,  e tenham  aumentado o seu volume. Adicionamos o chocolate, mexendo com cuidado.
Noutro recipiente, batemos as claras até ficarem em castelo firme. Lentamente e com muito cuidado, incorporamos o creme de gemas e chocolate, envolvendo sem NUNCA bater, pois retiraríamos o ar e ficaríamos com um creme em vez de mousse. Distribuimos por taças individuais e reservamos no frigorífico.
Na hora de servir, basta dispor uma bola de sorvete em cada taça, regar com o coulis de morango e decorar com nozes e alguma flor ou um pouco de funcho.
*Base em cortiça cortesia da Pedaços de Cortiça


Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page