Como todos sabem, no passado dia 15 celebrou-se o Dia Internacional do Cozido, e como sou defensor e fã numero 1 dos produtos locais, hoje vou deixar-vos a receita de uma das entradas integrantes no menú. Aproveito para referir que o sucesso deste prato deve-se, sobretudo, à qualidade dos produtos, nomeadamente as couves do Núcleo Prove Monção e aos enchidos da Salsicharia Deu la Deu.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 farinheira
1 chouriça Deu la Deu
50 gramas de queijo Tetilla
4 folhas de couve galega
1/2 litro de caldo de carne do cozido
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha
Retiramos a pele da farinheira, cortamos em quatro e reservamos.
Retiramos o veio principal da couve junto do pé, dobramos ao meio, colocamos um pedaço de farinheira, sobrepomos um pouco do queijo e fechamos, formando uma trouxa; atamos com um pouco de fio e colocamos num pyrex untado com azeite. Repetimos o processo para as restantes couves. 
Cortamos a chouriça de assar Deu la Deu também em quatro e colocamos em cima das trouxas. Levamos ao forno a 170º durante cerca de 30 minutos. Se observarmos que está a ficar muito seco, regamos com um pouco de caldo.
Entretanto, num tacho colocamos o azeite; quando estiver quente adicionamos a farinha e mexemos até que esta absorva a gordura por completo e, gradualmente, vamos adicionando o caldo de carne, mexendo bem com umas varas até ferver e obtermos um creme. 
Para empratar, removemos o fio, colocamos as trouxas, com a chouriça Deu la Deu ao lado e regamos com o aveludado.

Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page