O tempo começa a aquecer e é praticamente impossível resistir às promoções de morangos com que os supermercados nos atacam!! Morangos para comer ao natural, com açúcar, com mel, em batidos etc. Este fim de semana, decidi experimentar uma alternativa para esses frutos vermelhos tão apetecíveis, e o resultado foram umas tarteletes sem açúcar em excesso e com uma cobertura crocante, contrastando o recheio húmido e refrescante dos morangos. Estas quantidades renderam-me 6 tarteletes.
Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada
1 ovo grande
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha
250 gramas de morangos
Para o crumble:
50 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de café de canela moída
1 colher de sopa de açúcar em pó
Começamos por untar as formas com manteiga (eu uso líquida, é mais fácil com a ajuda do pincel); seguidamente forramo-las com a massa quebrada. A forma mais fácil é desenrolar a massa, colocar as formas por cima, com a abertura para baixo e cortar com uma faca, deixando uma margem de aproximadamente 1 cm do bordo; viramos a forma, fazemos um pouco de pressão com os dedos e viramos a massa sobrante para o lado de dentro. Seguidamente, lavamos os morangos e cortamos em cubos e distribuimos pelas formas.
Batemos o ovo com 2 colheres de açúcar até aumentar o volume; adicionamos 1 colher de farinha, misturamos bem e vertemos o preparado em cima dos morangos, distribuindo por todas as tarteletes.
Numa tigela, colocamos a manteiga fria, duas colheres de de açúcar, 3 colheres de farinha e a canela, e amassamos com as pontas dos dedos até formar uma mistura esmigalhada. Com as mãos, distribuimos esta mistura areada por cima das nossas tarteletes, criando cobertura irregular. Cozinhamos em forno pré-aquecido a 185º durante cerca de 20-25 minutos. Esperamos que fiquem mornas para desenformar e, finalmente, polvilhamos com o açúcar em pó.

Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page