3.29.2014

Salada quente de batata com camarão e feijão encarnado

E porque para mim salada é sinónimo de variedade, cor, textura e sabores que se contrastam entre si, hoje vou deixar-vos uma receita muito completa, que podem utilizar como prato principal.
Ingredientes para 4 pessoas:
4 ovos
300 gramas de camarão descascado
100 gramas folhas de espinafres já lavadas
800 gramas de batata nova
150 gramas de feijão encarnado cozido
2 courgetes pequenas
1,5 dl de azeite
3 dentes de alho laminados
0,5 dl de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de vinagre de vinho
50 gramas de queijo parmesão em lascas
Sal q.b
Lavamos bem as batatas, colocamos num tacho com água e bastante sal e levamos ao fogo até cozerem, momento em que escorremos e deixamos arrefecer um pouco.
Cortamos as courgetes em fatias o mais finas possível, longitudinalmente; colocamos uma frigideira ou chapa a aquecer, untamos com um pouco de azeite e grelhamos as courgetes até ficarem bem douradinhas; temperamos com sal e reservamos.
Temperamos os camarões com um pouco de sal e fritamos suavemente num tacho com o azeite e os alhos laminados. Retiramos os camarões e reservamos. Ao azeite de fritar os camarões, adicionamos o vinagre balsâmico e deixamos ferver 2 minutos.
Colocamos uma frigideira com água e um pouco de sal a aquecer; quando começar a ferver, reduzimos o fogo, adicionamos uma colher de vinagre de vinho e escalfamos os ovos, introduzindo um de cada vez e deixando cozinhar durante cerca de 4 minutos; retiramos  e escorremos.
No prato ou na travessa de serviço, colocamos uma camada de batata cozida com a casca em rodelas grossas, sobrepomos uma camada de folhas de espinafre, colocamos alguns feijões; sobrepomos uma última camada de batata em rodelas. No centro, colocamos o ovo escalfado e decoramos com os camarões, as tiras de courgete enroladas e as lascas de parmesão. Regamos abundantemente com a redução de azeite e vinagre balsâmico.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.