Quem me conhece sabe que há duas coisas que não podem faltar na minha cozinha, uma delas queijo (de vaca, cabra, ovelha, mistura, fresco ou curado, vai tudo!!); a outra são as nozes, esse fruto tão rico e saboroso que, apesar do elevado preço, quem tem a sorte de viver no campo como eu acaba sempre por ter na despensa, quer seja das nossas nogueiras ou de algum daqueles vizinhos generosos que na época fazem chegar até nós uma cestinha :)
É domingo, dia de visitas em casa e, como não poderia deixar de ser, tem que haver algo doce para as receber. Eis a minha sugestão para hoje, um bolo de noz, consistente mas fofo ao mesmo tempo, regado com um suave creme com aroma de laranja. Simples de fazer, mas que nunca nos deixa ficar mal enquanto anfitriões.
Ingredientes:
7 ovos inteiros
200 gramas de açúcar
200 gramas de farinha
1,5 colher de chá de fermento em pó
75 gramas de manteiga
1 colher de chá de canela
200 gramas de miolo de noz picado finamente
Para o creme:
1/2 litro de leite
100 gramas de açúcar
20 gramas de maizena
4 gemas
casca de meia laranja
Untamos uma forma redonda com manteiga, polvilhamos com farinha e reservamos.
Separamos 7 gemas das claras e reservamos também.  Num recipiente espaçoso, colocamos a manteiga a temperatura ambiente juntamente com 200 gramas de açúcar, e batemos até se incorporar. Incorporamos 7 gemas e batemos energicamente, até formar um creme. Batemos as claras em castelo e envolvemos no creme anterior. Cuidadosamente, adicionamos 150 gramas de miolo de noz picado, alternando com a farinha, o fermento e a canela, até estar tudo bem envolvido. Vertemos o preparado na forma untada e  colocamos em forno pré-aquecido a 175º durante cerca de 45 minutos, ou até que, ao espetar um palito, este saia seco.
Enquanto o bolo está no forno, avançamos com a preparação do creme:
Num tacho, colocamos 400 ml de leite juntamente com a casca de laranja, e levamos ao lume. Noutro recipiente, misturamos 100 gramas de açúcar, a maizena e as 4 gemas restantes, que ligamos com 100 ml de leite. Quando o leite com a casca de laranja começar a ferver, adicionamos o preparado das gemas e mexemos, sem parar, até que engrosse e volte a levantar fervura.
Com o bolo e o creme já frios, fazemos a montagem, bastando apenas regar o bolo com o creme, deixando escorrer um pouco pelos bordos para dar um aspecto mais rústico, e polvilhamos com as nozes restantes.


Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page