2.08.2014

Tartes de chocolate e caramelo

Há algum tempo comprometi-me a ir apresentando alguns dos artigos da Pedaços de cortiça e desde já vos convido a visitar a página do Facebook, onde podem encontrar desde sacos de viagem, carteiras ou calçado até aos mais variados acessórios de mesa, passando por individuais, bases para tachos etc. 
Na composição de hoje, o artigo apresentado é o tabuleiro grande, muito útil para servir o café ou, já que estamos em época de enamorados, surpreender alguém com o pequeno almoço na cama? ;)
Caso vos sobre alguma massa, podem estendÊ-la e fazer pequenas bolachas usando corta-massas divertidos. Depois de cozinhadas, basta barrá-las com algum creme do caramelo usado e polvilhar com coco ou pepitas coloridas. Se sobrar chocolate de cobertura, coloquem durante cerca de 15 minutos no congelador, moldem  pequenas bolas com as mãos, passem por coco ralado ou pepitas e usem pauzinhos, ficam uns óptimos chupas de trufa.
Ingredientes para 12 tartes individuais
Massa:
250 grs de farinha
40 grs de cacau magro em pó
50 grs de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
1/2 chávena de água fria
Margarina líquida para untar
Caramelo:
200 grs de açúcar
3 colheres de sopa de água
100 ml de natas
Cobertura:
200 grs de chocolate de leite
100 ml de natas
No robot de cozinha colocamos a farinha, o cacau, o açúcar e a manteiga cortada em pedaços. Trituramos durante cerca de 1 minuto; passamos a mistura para um recipiente, adicionamos o ovo e a água e amassamos um pouco com as mãos, até se descolar das mãos. Embrulhamos num pouco de película aderente e deixamos repousar cerca de meia hora no frigorífico. 
Num tacho, colocamos o açúcar juntamente com 3 colheres de sopa de água e deixamos ferver até atingir o ponto de caramelo, momento em que, com cuidado para não nos queimarmos, adicionamos 100 ml de natas e deixamos ferver, mexendo, até o creme espessar. Deixamos arrefecer para ganhar consistência.
Untamos as formas com um pouco de margarina; Estendemos a massa com a espessura de 3 mm aproximadamente e forramos as formas, tendo o cuidado de não ficarem bolsas de ar. Picamos a base com um garfo e levamos a forno pré-aquecido a 175º durante cerca de 8 minutos. Retiramos do forno, damos a volta e deixamos arrefecer em cima de uma grelha.
Num recipiente apto para microondas, colocamos o chocolate partido em pedacinhos e os 100 ml de natas restantes e levamos a derreter, mexendo de vez em quando; deixamos arrefecer.
Recheamos as tarteletes com uma colher de sopa do creme de caramelo e cobrimos com um pouco do chocolate.
Levamos ao frio para solidificar a cobertura e ficar mais crocante.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.