Naqueles dias em que não nos apetece fazer um jantar muito complicado, esta é a solução ideal. Recomendo ter sempre uma ou duas embalagens de massa areada no frigorífico, pois é muito versátil e podemos usá-la para empanadas, quiches, tartes doces e até mesmo para uns salgadinhos. Na preparação desta quiche e, para torná-la ainda mais rica, adicionei um pouco de fiambre e queijo, mas podem fazer apenas com legumes. É também uma excelente opção para aproveitar legumes já cozinhados que tenham sobrado de outra refeição.
Ingredientes:
1 base de massa areada4 ovos
100 ml de natas
1 cenoura
1 courgete pequena
1 alho francês
15 grs de gengibre
50 grs de fiambre de perú
50 grs de queijo
50 ml de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1/2 colher de sopa de mel
Rúcula 
Sal e pimenta q.b
Limpamos e cortamos todos os legumes em juliana (tirinhas com aproximadamente 4 cms de comprimento e 3 mm de espessura), separadamente.
Aquecemos o Wok ou frigideira, colocamos 2 colheres de azeite e, seguidamente, o gengibre também em juliana; deixamos puxar um pouco e adicionamos os legumes, tendo em conta a textura dos mesmos, pelo que começamos por adicionar a cenoura, deixamos cozinhar uns 3 minutos e, então juntamos o alho francês e a courgete. Salteamos uns 3 minutos e temperamos com sal e pimenta. Cortamos o fiambre em cubinhos e adicionamos. Desligamos o fogo.
Forramos uma forma de tarde com a massa e colocamos nela os legumes salteados. Batemos os ovos juntamente com as natas; temperamos com sal e pimenta; vertemos os ovos na forma, em cima dos legumes. Polvilhamos com o queijo também cortado em cubos e cozinhamos em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos, até que fiquem bem dourado e os ovos coagulados.
Preparamos o molho: Misturamos muito bem o mel com o vinagre balsâmico e o restante azeite. Cobrimos a quiche com a rúcula e regamos com o molho.

Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page