Esta é mais uma das receitas que fizemos na formação de ontem. Também à base de laranja, rápida, económica e, sobretudo, muito saborosa. O único senão é o termos que untar e polvilhar muitas formas, pois é uma receita que rende bastante mas que podem reduzir a metade. Estas quantidades rendem aproximadamente 30 queijadinhas. O resultado é uma queijada muito cremosa e com muito sabor a laranja.
Ingredientes:
1 litro de leite
400 grs de açúcar
25 grs de manteiga
200 grs de farinha
5 ovos
1 laranja
manteiga e farinha para untar as formas
Numa panela, colocamos o leite, ao qual adicionamos a raspa da casca de laranja; levamos ao fogo  para que o leite fique bem aromatizado e, assim que ferver, juntamos a manteiga e desligamos.
Num recipiente, misturamos bem o açúcar com a farinha; adicionamos os ovos e mexemos até obtermos um creme; Juntamos o leite, tendo o cuidado de usar um coador para evitar os pedacinhos de casca.
Untamos as forminhas para queques com manteiga, polvilhamos com farinha e dispomo-las num tabuleiro de ir ao forno. Com a ajuda de uma jarra, enchemos as formas com o preparado até 3/4 do volume.
Cozinhamos em forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 minutos, até ficarem douradas e com os bordos um pouco mais escuros do que o centro, assemelhando-se aos pastéis de nata. A meio da cozedura, as queijadas vão crescer mas, assim que estiverem cozidas, voltarão a baixar, ficando com uma espécie de cavidade no centro. 
Deixam-se arrefecer um pouco antes de desenformar.

3 comentários

  1. tenho que experimentar mas tem um aspeto divino

    ResponderEliminar
  2. Parecem optimas. Será que o resultado e o mesmo utilizando formas de silicone ?
    Parabéns pelo Blogue e Obrigada

    ResponderEliminar

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page